A Seguros Unimed divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade 2015. O documento traz os projetos, iniciativas e resultados da seguradora e, desde 2010, segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O Relatório é publicado em plataforma online.
O tema sustentabilidade, por meio dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), permeia as ações da seguradora, pois está incorporado ao Planejamento Estratégico através da matriz de materialidade. Foram priorizados cinco temas materiais que guiarão os esforços da companhia nos próximos anos: qualidade do serviço e atendimento, gestão da cadeia de valor, educação e comunicação para clientes, inovação de produtos e serviços responsáveis, além de privacidade e segurança de dados de clientes. Os temas refletem as expectativas dos públicos de interesse da empresa nos diversos segmentos de seguros e a influência dos mesmos no sucesso dos negócios.
Segundo o diretor-presidente da seguradora, Helton Freitas, o Relatório de Sustentabilidade promove a boa governança e a transparência das iniciativas da companhia. E, principalmente, confirma o compromisso da empresa na gestão do negócio com solidez, segurança e sustentabilidade.
No documento, o leitor encontra as informações essenciais de cada capítulo, separado por público de relacionamento, podendo optar pelo download de um PDF contendo dados complementares. Confira aqui a versão completa do Relatório.
Destaques de 2015
Na Seguros Unimed, o ano de 2015 foi marcado por ações voltadas para o crescimento. A seguradora marcou presença, por mais um ano, nos principais rankings do mercado.
Dentre as iniciativas de destaque, no âmbito da responsabilidade socioambiental, está o Projeto Reciclo, que incentiva o descarte sustentável de cartões inutilizados de PVC nas máquinas “Papa Cartão”. O material é triturado e encaminhado à RS de Paula, parceira da empresa no projeto, para que as sobras sejam transformadas em produtos reciclados, como capas de caderno, porta-copos e porta-retratos.
As estações recicladoras estão localizadas no prédio da matriz da companhia e na estação Consolação do metrô, ambas na cidade de São Paulo, além de uma unidade itinerante que é utilizada nos eventos e ações da companhia. Em um ano, os cartões coletados somaram 654 mil unidades, aumento de 54% em relação a 2014.
Houve ainda a redução da emissão de gases poluentes, diminuição do consumo de energia e no volume de impressões e a adoção do recurso hídrico subterrâneo (poço artesiano), na matriz da empresa.
Destaque também para as ações voltadas à medicina preventiva, por meio da promoção de atividades relacionadas à saúde e proteção e prevenção de doenças junto às empresas-cliente.
L.S.
Revista Apólice