A Victory Consulting, corretora e consultoria em gestão de saúde e qualidade de vida, promove um encontro no final de 2014 . Realizado no auditório Victory, em São Paulo, o evento reuniu representantes de 23 operadoras de saúde e odontologia, registrando a presença de 58 profissionais e buscou trocar ideias sobre o mercado de saúde, seus desafios e oportunidades para o ano de 2015.
Na ocasião a presidente da companhia, Vera Bejatto, apresentou o panorama do mercado de saúde suplementar e as tendências do setor. Um ponto importante do encontro foi às evidências do aumento de fusões entre as corretoras, o que torna o setor ainda mais provocador, registrando uma concentração também nessa categoria de consultorias especializadas e seguindo o exemplo de fusões dos últimos dez anos entre operadoras de saúde e odonto.
Para este ano, outros desafios serão encarados pelas operadoras e consultorias, tais como o aumento das doenças crônicas, a diminuição da capacidade de pagamento do cliente, o alto índice de sinistralidade, o repasse cada vez maior aos funcionários das empresas do percentual de contributariedade e coparticipação nos planos, as propinas/abusos das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) e a recessão econômica.
Outra ação a ser realizada ao longo de 2015 será o foco no controle de sinistros pela participação forte e ativa das operadoras quanto as auditorias, fraudes, superfaturamentos e desperdícios de procedimentos médicos dentro de hospitais e junto aos médicos e demais prestadores.
Diante desse cenário, Vera reforçou que a solução para controlar a situação este ano é elevar o investimento em prevenção de doenças dentro das empresas, ou seja, implantar programas de qualidade de vida para conscientizar os colaboradores sobre a necessidade em cuidar da própria saúde e orientar quanto ao uso excessivo e abusivo do plano de saúde (segundo maior custo das empresas, atrás apenas da folha de pagamento).
L.S.
Revista Apólice