Um levantamento feito pelo Itaú Unibanco, que tomou como base os clientes da Loja Virtual da companhia, apontou que os homens têm sido os mais interessados em proteção para Acidentes Pessoais, com 64% das contratações online. Já as mulheres são a maioria (54%) na contratação de Seguro Viagem pela Internet. A pesquisa mostra ainda que eles também lideram a procura pelo Seguro Residencial, com 55%; enquanto as mulheres ficam em 45%.
Também foi observada uma diferença na preferência pelo meio de pagamento utilizado na compra. No caso da proteção para Acidentes Pessoais, a maior parte (66%) optou pelo pagamento com débito em conta, com 34% escolhendo o cartão de crédito. Já na contratação de Seguro Viagem, 78% escolheram o cartão de crédito e 22% pagaram via débito em conta. Para o Seguro Residencial, 31% preferiram o pagamento com cartão e 69%, o débito em conta.
Entre os usuários que contrataram seguro viagem, 42% são do estado de São Paulo, seguidos do Rio de Janeiro (13%), Distrito Federal (12%) e Minas Gerais (10%). Em relação aos segurados de Acidentes Pessoais, 41% são de São Paulo, 14% do Rio de Janeiro, 8% de Minas Gerais e 6% do Espírito Santo. A contratação de Seguro Residencial está concentrada em 50% em São Paulo, 12% no Paraná, 11% no Rio de Janeiro e 7% em Minas Gerais.
Nos primeiros três meses de operação da Loja Itaú de Seguros, 19% das proteções foram contratadas por correntistas de outras instituições financeiras. Os dados indicam ainda que a idade média dos clientes nesta nova plataforma é de 39 anos, sendo que a maior concentração situa-se na faixa etária entre 31 e 40 anos (25% do total de segurados que utilizaram a plataforma).
Ainda que a operação seja recente, as vendas online do seguro para acidentes pessoais do Itaú registraram crescimento significativo de 50% em maio, na comparação com o mês anterior. Na última quinzena de junho, um dos meses mais importantes para o Turismo neste ano, foi registrado um crescimento de 100% nas vendas de seguro viagem via Loja Virtual de Seguros, na comparação com os primeiros 15 dias de oferta do serviço. E, em seguro residencial, verificou-se 67% de crescimento em junho frente a maio.
“Nosso foco é estar onde o cliente está, e a loja virtual de seguros é mais um passo nessa direção”, diz Fernando Teles, diretor de Seguros do Itaú Unibanco: “Conforme os clientes buscam outros canais para contratarem a proteção de que necessitam, disponibilizamos um ambiente seguro e prático para atender à demanda”.
L.S.
Revista Apólice