A contratação do seguro prestamista, que oferece garantia de pagamento de créditos e financiamentos quando o segurado está impossibilitado de quitar o compromisso por decorrência de acidentes, doenças ou morte, apresentou crescimento significativo em 2013. No mercado segurador brasileiro, o ramo prestamista individual e coletivo apresentou evolução de 27,6% de novembro de 2012 a outubro de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Susep.
A produção acumulada do Seguro Prestamista na Yasuda Seguros, que lançou o produto em 2012, foi de R$ 1,9 milhão até novembro, devendo superar R$ 2,3 milhões até o final de 2013. Para 2014, a companhia prevê um crescimento de 77% na contratação dessa modalidade. O Estado de São Paulo representa o maior índice de contratação deste seguro no Brasil, com 49,7%. Distrito Federal e Minas Gerais estão em segundo e em terceiro no ranking, com 7,7% e 6,9%, respectivamente.
“As operações do seguro prestamista têm crescido em velocidade superior às operações de crédito do sistema financeiro brasileiro que registrou, até setembro de 2013, um crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2012, conforme dados do BACEN. Entretanto, o crédito direto a pessoa física, que representa o objeto do seguro na maioria absoluta dos contratos, teve um crescimento de 33,5%, revelando que ainda existe um potencial considerável de crescimento deste ramo no Brasil”, declara César Yukio Nagasse, gestor da Unidade de Produtos para Pessoas da seguradora.
O seguro Yasuda Prestamista oferece coberturas para doenças graves e doença terminal que impossibilitem o segurado de saldar sua dívida, além das tradicionais garantias de morte e invalidez por acidente, voltadas à proteção financeira dos credores, com a possibilidade de amparar outros beneficiários dentro das coberturas de funeral e auxílio cesta básica.
“Com o importante objetivo de garantir a quitação total ou parcial da dívida contraída junto ao prestamista (estipulante), no caso do tomador do empréstimo (segurado) sofrer a ocorrência dos infortúnios previstos e com as respectivas coberturas contratadas, o seguro de vida prestamista proporciona segurança financeira ao credor, evitando a inadimplência do devedor, através da garantia de preservação do seu patrimônio familiar”, completa César Nagasse.
A.C.
Revista Apólice