Os colaboradores e parceiros do Grupo Aplub protagonizaram um momento de conscientização em frente ao prédio-sede da empresa, na Av. Júlio de Castilhos, uma das mais movimentadas de Porto Alegre, no Centro da cidade. Vestindo azul e usando bigodes da mesma cor, o grupo se reuniu, no dia 22 de novembro, em apoio ao Novembro Azul, para participar da tradicional foto em prol de campanhas sociais, desta vez alusiva à prevenção e ao combate do câncer de próstata. Para fortalecer a ação, realizada em parceria com o Instituto da Próstata (INPRÓS) e com a Prefeitura de Porto Alegre, foi utilizada uma faixa com o lema da campanha: “Prevenção salva, preconceito mata”.
Além da presença dos colaboradores e diretores da Aplub, o evento contou com a participação do Secretário de Governança de Porto Alegre, Cézar Busatto, da presidente do INPRÓS, Enilda Ferreira, do fundador do INPRÓS e médico oncologista e urologista, Marcos Dias Ferreira, e do urologista Dr. Paulo Turki de Lima. Depois da fotografia, os participantes chamaram a atenção dos motoristas sobre a causa, expondo um banner e distribuindo folders explicativos. As ações dentro da empresa ainda não terminaram. Até o final do mês elas terão continuidade, quando será oferecida aos colaboradores da Empresa uma palestra sobre a saúde do homem e qualidade de vida da família.
Novembro Azul
Inspirado no Outubro Rosa, campanha em prol do combate ao câncer de mama, que faz com que o mês de outubro seja considerado o mês rosa, o “Novembro Azul” visa a alertar a população quanto a necessidade de prevenir o câncer de próstata. O objetivo é divulgar, esclarecer, sensibilizar e incentivar os homens (particularmente na faixa etária acima de 45 anos) a realizar os exames de detecção precoce do câncer, pois as chances de sucesso no tratamento aumentam muito se a doença for diagnosticada na fase inicial.
Movimento Movember
Em novembro, no mundo todo, é realizado o movimento Movember, que pede a todos os homens que deixem crescer um bigode, com o objetivo de aumentar consciência sobre questões de saúde masculina. O bigode foi cultivado pela primeira vez na Austrália, em 2003, e a mensagem que ele representa já se espalhou por todo o globo. Todos os homens que participam dessa iniciativa apoiando o movimento desempenham um papel muito importante no crescimento de Movember, transformando-o no que é hoje. Através de suas ações e palavras, eles promovem o diálogo sobre o câncer de próstata.
G.F.
Revista Apólice