Ultima atualização 19 de outubro

powered By

Sindsegnne apresenta Projeto Presença em Belém

Iniciativa será apresentada em 23 de outubro, durante evento na Ilha do Combu, com debates sobre educação financeira e o papel social dos seguros
(unspecified)
(unspecified)

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) apresentará o Projeto Presença durante o Combu Experience 2026, marcado para sexta-feira (23), na Ilha do Combu, em Belém (PA). Promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Pará (SINCOR-PA), o encontro reunirá corretores, representantes de seguradoras e profissionais do setor para discutir oportunidades de negócios, educação financeira e o relacionamento entre os diferentes participantes do mercado.

A programação será realizada no Restaurante Porto Combu e contará com uma palestra sobre educação financeira ministrada por André Nunes, diretor de Assuntos Corporativos e Relações Sindicais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Com o slogan “Seguradoras presentes. Sociedade protegida.”, o Projeto Presença foi desenvolvido pelo Sindsegnne para ampliar o diálogo com profissionais, instituições públicas e privadas e outros públicos relacionados ao setor. A proposta é divulgar informações sobre a atuação das seguradoras e fortalecer o relacionamento entre os diferentes agentes do mercado.

A iniciativa também pretende ampliar o conhecimento sobre o papel dos seguros na proteção de pessoas, empresas e patrimônios, incluindo sua contribuição para a continuidade das atividades econômicas e a recuperação financeira após eventos inesperados.

Para o presidente do Sindsegnne, Carlos Luna, a aproximação com diferentes públicos é necessária para tornar mais conhecidas as iniciativas desenvolvidas pelo setor.

“Presença significa estar perto, ouvir, dialogar e mostrar o que o mercado de seguros faz pela sociedade. Existe um trabalho muito grande sendo realizado pelas seguradoras e pelas entidades que representam o setor, mas muitas dessas iniciativas ainda não são conhecidas. Queremos levar essa informação para as pessoas e, principalmente, aproximar o mercado de quem faz parte dele e das instituições com as quais ele se relaciona”, afirma.

Além do relacionamento institucional, o projeto busca compartilhar dados, estudos e ações desenvolvidos pelas seguradoras e pelas entidades representativas do setor, incluindo a CNseg, suas federações e o Sindsegnne.

Segundo dados divulgados pela CNseg, o mercado segurador destinou R$ 548,4 bilhões a indenizações, sorteios, resgates e benefícios em 2025. O valor supera a soma dos orçamentos dos Ministérios da Educação e da Saúde, estimada em R$ 444,3 bilhões no material apresentado pela entidade.

O indicador é utilizado pelo setor para demonstrar a dimensão dos recursos destinados aos segurados, beneficiários e participantes de produtos de seguros, previdência e capitalização.

A educação financeira também integra os temas abordados pela iniciativa. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre planejamento financeiro, proteção patrimonial e a utilização de instrumentos que possam reduzir os impactos econômicos de imprevistos.

Outro ponto relacionado ao projeto é o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), que estabelece objetivos para ampliar o acesso da população aos seguros, fortalecer a imagem do setor, aprimorar produtos e canais de distribuição e promover maior eficiência regulatória.

“Precisamos mostrar a dimensão do mercado de seguros e o impacto que ele produz. Quando uma seguradora indeniza uma família, protege uma empresa, garante a continuidade de uma atividade ou ajuda alguém a reconstruir seu patrimônio, existe uma cadeia de proteção funcionando. O Projeto Presença nasce para tornar esse trabalho mais conhecido e valorizar o que o setor constrói diariamente”, destaca Carlos Luna.

Mobilização regional

A apresentação no Pará integra uma mobilização do Sindsegnne em diferentes estados de sua área de atuação. Além do território paraense, a iniciativa envolve ações em Alagoas, Ceará, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia.

A proposta é ampliar o diálogo regional, fortalecer o relacionamento com corretores, seguradoras e instituições e divulgar informações sobre a contribuição econômica e social do mercado segurador.

O Combu Experience 2026 será realizado em 23 de outubro, no Restaurante Porto Combu, na Ilha do Combu, em Belém. Os interessados em participar podem obter informações sobre as inscrições pelo WhatsApp do SINCOR-PA, no número (91) 98152-1001.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Assine nossa Newsletter

Receba as principais notícias, análises e tendências do mercado de seguros diretamente no seu e-mail.

Respeitamos sua privacidade.
Leia nossa Política de Privacidade.

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.