A oitava edição do Prêmio de Jornalismo em Seguros reconheceu aqueles que ajudam a contar, diariamente, a história do mercado. Na cerimônia de anúncio dos vencedores, realizada na última terça-feira, 3 de março, no Tokio Marine Hall, em São Paulo (SP), dois nomes se destacaram: o Arthur Moraes e a Revista Apólice.
O jornalista, que escreve para o portal Seguro Gaúcho, foi consagrado como o ‘Tokio Marine – Jornalista do Ano em Seguros’. Já a conhecida publicação recebeu homenagem como o ‘AXA – Veículo do Ano em Seguros’.
As distinções celebraram tanto a produção jornalística individual quanto o papel fundamental da imprensa especializada na difusão de conhecimento e no fortalecimento da indústria de seguros no País.
Três décadas de atuação
Uma das novidades desta oitava edição foi a criação da homenagem “AXA – Veículo do Ano em Seguros”, destinada a reconhecer um veículo de comunicação com atuação consistente e relevante na cobertura do setor.
A primeira agraciada foi a Revista Apólice, publicação independente que completou 30 anos de atividade em 2025. Ao receber a placa no palco, junto à sua sócia, a diretora Comercial Graciane Pereira, a diretora de Redação da Apólice, Kelly Lubiato, fez um discurso emocionado.

“Foi uma surpresa, não esperávamos. No ano passado, completamos 30 anos no mercado de seguros, e alcançar essa marca não é uma meta fácil para um veículo de comunicação independente e técnico. Nos últimos dois anos, a revista teve uma guinada muito grande. Tornamos a empresa mais feminina, mais engajada, tentando trazer para dentro as transformações do mercado e, ao mesmo tempo, inovar na forma de comunicar. Mas isso só é possível graças aos nossos colegas de trabalho e às empresas que são as nossas fontes de notícias”, agradeceu.
“Vamos fazer com que o seguro suba o morro”
A premiação mais cobiçada da noite, “Tokio Marine – Jornalista do Ano em Seguros”, foi entregue a Arthur Moraes. O título é concedido ao jornalista com a maior média final entre os vencedores de todas as categorias do Prêmio.
Moraes conquistou o primeiro lugar na categoria “Seguros Unimed – Seguros Gerais”, com a matéria “Quando o Seguro sobe o morro: a inovação humana que floresce nas favelas brasileiras”, publicada pelo portal Seguro Gaúcho.
Além da premiação da categoria, o jornalista receberá uma bolsa de estudos em uma das imersões internacionais da ENS, com passagens e hospedagem incluídas.
Em seu discurso, ele convidou os colegas de imprensa a repensarem a narrativa do mercado de seguros, cobrando mais impacto social e empatia na cobertura.

Aproveito que estou no meio de colegas jornalistas para reforçar: precisamos ter um olhar mais social para o mercado de seguros. A nossa rotina exige que peguemos a informação e tenhamos uma perspectiva diferente sobre tudo o que está acontecendo. É assim que construímos um mercado e uma comunicação forte, porque fazer o mesmo todo dia é chato. Vamos exercitar essa forma nova e moderna de olhar o mercado e o Brasil. Vamos fazer com que o seguro suba o morro, que ele se dissemine em todos os lugares, porque sabemos da sua importância para a vida, para a economia e para o PIB. Vamos olhar para o mercado de seguros com mais carinho”.
Link da Matéria original do Acontece ENS: https://acontece.ens.edu.br/arthur-moraes-e-revista-apolice-os-destaques-da-noite-festiva/




