Ultima atualização 12 de agosto

CNseg e Susep suspendem ação contra SRO durante 90 dias

plano
Dyogo Oliveira (FOTO: Luciana Whitaker)

EXCLUSIVO – Desde o início do ano a CNseg discute o Sistema de Registro de Operações – SRO, que não estava operando de acordo com o que o setor deseja. Há uma parte do sistema das registradoras que ainda não está completo e, consequentemente, não transmite as informações das seguradoras para a Susep, retendo estes dados em seus sistemas. De acordo com Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, isso acontece porque há várias registradoras operando e cada uma delas possui um layout diferente, formato de dados e tecnologias diferentes. “É um modelo desafiador do ponto de vista tecnológico”.

O atraso na transmissão destas informações foi o que motivou a ação na Justiça, além do R$ 200 milhões investidos pelas seguradoras. “A finalidade para a qual a SRO foi constituída, não estava sendo atendida”.

No mês de junho, a CNseg – Confederação Nacional das Seguradoras entrou com um processo na Justiça Federal contra a Superintendência de Seguros Privados, na 6ª Vara Federal de Curitiba, para interromper a implementação do Sistema de Registro de Operações de Seguros (SRO), com pedido para suspender o envio de dados.

A CNseg, a Fenaseg e a Susep iniciam tratativas para encontrar uma solução consensual para o Sistema de Registro de Operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros – SRO.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deferiu dois pedidos nesta quinta-feira, 10, para suspender o processo por 90 dias com objetivo de construir uma solução conjunta entre o órgão regulador e o setor segurador. 

“Após as mudanças na direção da Susep, as conversas evoluíram, e estamos otimistas, acreditando que dentro destes 90 dias poderemos fazer os ajustes e alterações necessárias para que o SRO cumpra a sua finalidade com segurança, tanto dos dados dos clientes quanto dos dados das empresas”, avalia Oliveira. Ele ressaltou que há dados sensíveis envolvidos no sistema, como estratégias comerciais e de negócios, funções operacionais etc.

O objetivo é que as informações do SRO atendam as necessidades da Susep, tanto do ponto de vista da fiscalização quanto de análise de dados; subsídios para políticas públicas do Governo. “Tudo precisa funcionar a contento e de maneira segura”, pontua Oliveira.

A ação poderá ser encerrada assim que as partes conseguirem chegar a um consenso. Antes da SRO, as seguradoras seus dados através da Fipe (Formulário de Informações Periódicas). Com o SRO, as informações chegam à Susep D+2.

Oliveira adiantou que a CNseg (e as seguradoras) está disposta a fazer os investimentos necessários para fazer a agregação de dados. “Temos todo o interesse que os dados cheguem à Susep com segurança. Inclusive, a CNseg tem a capacidade para fazer esta agregação de dados. É uma oferta da CNseg, mas o diálogo não avançou”.

Entenda o caso:

Em 28 de abril de 2023, a CNSeg e a Fenaseg ingressaram com Ação Civil Coletiva, sob o nº 5015990-40.2023.4.04.7000, em face da SUSEP e da União, na 6ª Vara Federal de Curitiba, com pleito de suspensão do SRO até que os problemas com o sistema fossem corrigidos.  

O pedido de liminar de suspensão do SRO foi indeferido. A CNseg recorreu com agravo de instrumento e o recurso foi distribuído para 12ª Turma do TRF4, com relatoria designada ao Desembargador Luiz Antonio Bonat.

Com o pedido de suspensão do processo deferido, a expectativa é que no prazo de 90 dias as partes encontrem uma solução consensual para a questão.  

Após esse prazo, as partes podem pôr fim a demanda com a celebração de um acordo ou pedir um novo prazo de suspensão, limitado a 180 dias. Caso não haja acordo, o processo pode voltar a tramitar na Justiça.

*com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock