Ultima atualização 16 de maio

Dia Continental do Seguro reforça importância do setor para a sociedade

Representantes de entidades comemoram a data e afirmam a importância da celebração para a conscientização da população sobre a necessidade de proteção

EXCLUSIVO – No último domingo, 14 de maio, foi celebrado nos continentes americanos e na Espanha o Dia Continental do Seguro. Objetivo da comemoração é dar visibilidade para o mercado de seguros, que protege a vida e o patrimônio das pessoas. A data foi instituída oficialmente durante a 2ª Conferência Hemisférica de Seguros, em 1948, no México, em homenagem a realização da 1ª Conferência de Seguros, que aconteceu em 1946, em Nova York. O dia também marca a data da fundação da Fides (Federação Interamericana de Seguros).

Além da data ser destinada a conscientizar a população sobre a necessidade da proteção dos seus bens, é também comemorada a importância do setor para a economia. O seguro proporciona o que os economistas chamam de “externalidades positivas”. Isto é, seus efeitos positivos transbordam para os demais segmentos da economia, permitindo o incremento do consumo, dos lucros, de empregos e o aumento do bem-estar social.

Com o lançamento do PDMS (Plano de Desenvolvimento do Mercado de seguros), até 2030 o setor quer ampliar seu alcance e quase dobrar a sua participação no PIB do Brasil, passando de 6,5% para 10%; aumentar em 20% a população segurada; e expandir o volume de indenizações de 4,6% para 6,5%. Em janeiro, de acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), o segmento arrecadou R$ 31,15 bilhões.

Dyogo Oliveira (FOTO: Luciana Whitaker)

Para a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), uma das entidades fundadoras da Fides, o Dia Continental do Seguro é uma oportunidade para reforçara relevância do setor e seus profissionais,além de destacar a necessidade da integração entre os mercados seguradores internacionais. “O setor tem se mostrado cada vez mais dinâmico, e a troca com outros países representa não apenas novos aprendizados e oportunidades, mas também um mercado global mais robusto e promissor que contribui para um futuro mais sustentável e economicamente saudável”, explica Dyogo Oliveira, presidente da entidade.

Boris Ber

De acordo com Boris Ber, presidente do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo), o mercado de seguros desonera o governo de diversos custos, como, por exemplo, as despesas com saúde que iriam cair sobre o SUS. “As corretoras e seguradoras geram uma quantidade gigante de empregos no Brasil todo, e também volume de impostos muito bem fiscalizados. No caso das corretoras, a grande maioria está no SuperSimples, o que contribui com o orçamento da união. Portanto, é fundamental que nossos governantes nos apoiem e reconheçam a importância do segmento investindo em ações que promovam a penetração do seguro”.

Antonio Trindade

Em 2023, o Dia Continental do Seguro completa 75 anos de existência. Antonio Trindade, presidente da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), ressalta como o mercado evoluiu ao longo desses anos. “O seguro vem acompanhando a evolução da economia e dos hábitos de consumo há muitas décadas. Em 1970, por exemplo, quando se falava em seguro, um dos primeiros itens de consumo que o brasileiro pensava era o automóvel. Seis décadas depois, ele divide espaço com a proteção securitária de aparelhos celulares e de pessoas e empresas contra riscos cibernéticos”.

A assessoria de imprensa da Susep reforçou a importância da entidade enquanto reguladora para a divulgação da cultura do seguro, trabalhando também para difundir o conhecimento acerca da sua atuação e dos produtos relacionados aos mercados supervisionados, além de proporcionar uma maior aproximação com a sociedade. “Através da aquisição de informação e conhecimento sobre seguros, o cidadão poderá tomar decisões mais adequadas à sua realidade e que lhe permitam aumentar seu bem-estar, melhorando suas próprias condições de vida e, consequentemente, a do país”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

* com informações das assessorias de imprensa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO