Ultima atualização 08 de maio

Demanda por seguro automóvel cresce 27,19% em março

Segundo o INDS, São Paulo lidera o ranking por estado, com alta de 34,44% no mês em relação a fevereiro

O mercado de seguro de automóvel brasileiro está aquecido nos três primeiros meses de 2023. Pela terceira vez consecutiva, foi registrado crescimento em relação ao período anterior. Março é o de melhor resultado do ano até agora, com alta de 27,19% contra fevereiro. Na comparação anual, o aumento foi de 13,28%. É o que mostra o INDS (Índice Neurotech de Demanda por Seguros). O indicador mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech.

Todos os Estados analisados separadamente pelo índice apresentaram crescimento mensal, o ranking de altas ficou assim: São Paulo (34,44%), Minas Gerais (25,33%), Rio de Janeiro (25%), Rio Grande do Sul (24,69%) e Paraná (18,99%). Na comparação anual entre março de 2022 e 2023, o estado que registrou maior aumento da demanda foi o Rio Grande do Sul (7,45%), seguido de São Paulo (0,83%). Já Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná apresentaram recuo da demanda.

Para Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, o comportamento do indicador dá sinais de que o interesse do brasileiro por contratar ou renovar o seguro é crescente e as expectativas são otimistas para 2023. “Aproveitar este momento depende da estratégia da seguradora, pois o INDS mensura todas as consultas de cotações feitas na nossa plataforma. É preciso ponderar que nem todas as propostas são efetivadas, pois a aceitação da apólice depende de “n” variáveis de risco que vão impactar no seu valor”, ressalta.

Gusson acrescenta que, por conta do aumento dos preços dos veículos novos e usados, o valor das apólices também registrou alta. Este é um dos fatores que levam ao salto das consultas nas plataformas, já que os corretores estão buscando o melhor preço para seus clientes. “Houve o aumento da tabela Fipe que não é repassado diretamente pela seguradora. Ela precisa esperar até 12 meses para fazer este reajuste de preços. Este fato, junto com a sinistralidade, levou a um aumento das apólices em torno de 40%, quando comparamos 2021 com 2022. Até então, os segurados estavam acostumados a somente renovar o seguro, sem cotar outras companhias, mas agora começaram a procurar o menor preço. O produto é muito parecido e, mesmo com o relacionamento com a seguradora, o preço passou a destoar tanto que não fazia mais sentido pagar a mais sendo que, muitas vezes, o carro ainda estava parado em casa”, analisa.

O que se espera daqui para frente é uma acomodação deste movimento de alta dos preços, pois o reajuste de março já foi menor do que o registrado nos anos anteriores. Além disso, a sinistralidade também apresentou queda, de cerca de 10 pontos percentuais. “É uma melhora significativa que as seguradoras devem repassar para os usuários”, complementa o especialista.

Gusson acrescenta que, durante a pandemia, a frota assegurada caiu abaixo dos 30% do total, para algo em torno de 27% a 28% e agora se encontra novamente acima dos 30%. “Como os veículos estavam ficando em casa, as pessoas achavam que não era necessário fazer o seguro. A retomada também tem impactado a demanda”, observa. Outro fator que impacta o comportamento do INDS é a venda de veículos novos, pois quem contrata cobertura completa (compreensiva) geralmente é o proprietário de veículos com idade de 0 a 5 anos. “Se há uma pausa de produção, isso vai afetar a venda de novos veículos segurados. Em janeiro e fevereiro deste ano, houve um aumento no emplacamento A retomada para os próximos da venda de 0 km deve impactar a venda de seguros positivamente”, diz.

Criado em fevereiro do ano passado, o índice é baseado em volume de cotações e veio da demanda do setor em ter um indicador confiável que demonstrasse qual o apetite do brasileiro em assegurar o seu veículo.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO