Ultima atualização 16 de fevereiro

Capemisa Seguradora investe no desenvolvimento de lideranças

Focado em despertar novos talentos, programa valoriza o time interno e promove a primeira diretora da companhia
capemisa
Patrícia Nepomuceno

A Capemisa Seguradora comemorou o primeiro ano de implantação de seu programa interno de sucessão. Esse ciclo inicial contou com a participação de 44 colaboradores e seis já foram promovidos.

Patricia Pacheco

“Ao longo de 2022, elaboramos trilhas de desenvolvimento, observando qual era a necessidade específica para cada colaborador com o objetivo de fazê-lo assumir novos cargos e responsabilidades na companhia. Essas ações poderiam ser um MBA, por exemplo, cursos de liderança ou a orientação de um serviço de coach”, declara a gestora de Recursos Humanos da empresa, Patricia Pacheco.

Ela destaca que, com o monitoramento das competências de forma individualizada, é possível acompanhar de forma mais assertiva seu desenvolvimento, acelerando o grau de prontidão do colaborador para assumir novas funções no curto, médio e longo prazo. Pesquisas de avaliação foram realizadas e 86% dos participantes se sentiram apoiados pela seguradora. “Montamos um programa de desenvolvimento customizado para os potenciais líderes, mas nosso olhar também levou em consideração as singularidades. Estamos acompanhando a evolução de cada profissional indicado ao programa de sucessão e pensando nos próximos passos”, explicou.

O projeto conseguiu aproveitar os talentos internos, recrutando externamente apenas 13% das vagas oferecidas. Cada nova pessoa promovida deixa sua vaga para um outro colaborador, em um movimento que valoriza a “prata da casa”. Em um segundo ciclo, a proposta da Capemisa é focar nas equipes das 29 sucursais em todo o Brasil, uma vez que a matriz sinaliza o bom desempenho citado.

Entre as seis pessoas promovidas para diversos níveis de liderança, a companhia cita a ascensão de uma mulher no nível de diretoria da companhia. Patrícia Nepomuceno assumiu a Diretoria Comercial e de Produtos da Capemisa Capitalização. Trabalhando na empresa desde 2016, ela deixa a Gerência Atuarial e de Produtos para assumir novas funções que envolvem toda a comunicação de dados junto à Susep (Superintendência de Seguros Privados), informes de capital e solvência, assim como a prospecção de novos clientes.

“Vivi e vi os resultados deste programa. O investimento em educação da seguradora com sua equipe é um diferencial para mim, que senti os resultados no desenvolvimento de novas competências. Recebi todo o auxílio de um coach, além de participar do Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral ao longo de 2022. É assim que acredito que uma empresa pode crescer e vejo na prática”, comenta a executiva que chegou à companhia como atuária.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock