Ultima atualização 21 de novembro

Instituto de Longevidade MAG debate a importância de poupar o 13º

A jornalista parceira da MAG Seguros, Janaina Gimael, recebeu membros da Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças para dar dicas sobre o que fazer com o 13º salário

O 13º salário é um alívio no orçamento doméstico e, por isso, é o mais aguardado dos pagamentos. Direito dos empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores, o benefício deve ser pago pelo empregador em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro. A mediadora da última live do ano do Instituto de Longevidade da MAG, Janaina Gimael, jornalista especializada em educação financeira e parceira da companhia, realizou um bate-papo com dois membros da Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças (APOEF), Gilmara Gonzales, representante latino-americana, e Eduardo Oliveira, representante no Pará. Na conversa, foram abordados os principais temas e dúvidas referentes ao último salário pago.

O final do ano é uma época de muito estímulo para gastos, o que acaba levando ao consumo impulsivo e despesas desnecessárias. Muitas vezes, o recebedor do 13º acaba não priorizando suas dívidas ou o planejamento para uma reserva de emergência, que deveriam ser suas preferências. O consumo consciente é uma atitude que deveria ser sempre considerada e cultural, já que facilita as práticas do dia a dia e a qualidade de vida, porque do jeito certo é possível incentivar o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo indispensável e o compartilhamento de ideias que visam melhorar a qualidade dos gastos.

É importante priorizar o pagamento das dívidas em atraso e com juros maiores. Por exemplo, entrar no rotativo do cartão de crédito e usar o cheque especial como complemento da renda pode complicar a vida financeira de muitas pessoas. E pior do que isso: a preocupação com finanças acaba por vezes tirando a paz e prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é tão importante optar por quitar dívidas e construir uma reserva de emergência, que serve principalmente para tranquilizar e evitar problemas maiores, caso seja necessário o seu uso.

“É interessante também antecipar o pagamento de parcelamentos que representarem vantagem financeira, como a redução de juros. As demais contas previstas no orçamento devem ser mantidas no planejamento mensal. Assim, é possível investir o que sobrar de forma mais estratégica”, sugere Eduardo.

Gilmara deu destaque no fato de que a maioria das pessoas aproveitam o salário a mais para fazer a festa. Afinal, dezembro significa ceia de Natal, troca de presentes e uma série de gastos que costumam pesar no orçamento. É inevitável o gasto em presentes, tanto para os outros como para si mesmo, e, por isso, é importante fugir das dívidas do final do ano. A maior dica dada pela convidada do bate-papo “é saber separar o dinheiro, o que deve ser para suas dívidas, para pagamentos futuros e para as festas: para isso, é fundamental o pagamento à vista nessas horas. Recorra ao 13º, se for o caso, mas não jogue prestações para o ano que vem. Seu saldo bancário agradece”, disse.

A representante latino-americana também citou a relevância de saber priorizar a si mesmo nas datas de final de ano. “Não faça nada para agradar os outros se isso for te prejudicar financeiramente”, completa Gonzales. A live está disponível no canal do YouTube do Instituto de Longevidade MAG e pode ser conferida na íntegra neste link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO