O ICSS é um indicador mensal organizado pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).
Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.
Em setembro, o setor de seguros continuou otimista, expectativa favorável desde o início desse ano. Atualmente, o patamar médio dos indicadores de confiança se situa em torno de 120 pontos. A seguir, os últimos números obtidos.
Abaixo, as expectativas nesse momento para as grandes corretoras de seguros, nos três fatores (economia, faturamento e rentabilidade) usados no cálculo do ICGC. Observar que não há nenhuma avaliação “Pior” ou “Muito Pior”.
Nesse momento, o valor do ICGC é de aproximadamente 130 pontos, número mais alto nos últimos doze meses. Abaixo, como ilustração, a evolução do ICES.
A seguir, os três fatores utilizados no cálculo do ICES.
Abaixo, o posicionamento dos fatores do ICES em setembro de 2022.
Por fim, a evolução do indicador ICGC.
O Índice de Confiança do Setor de Seguros está disponível na íntegra neste link.
N.F.
Revista Apólice