Ultima atualização 24 de outubro

Hackers usam Vishing para que vítimas instalem Malware de serviços bancários no android 

O estelionato existe há centenas de anos, mas as táticas não param de evoluir. É claro, há criminosos se aproveitando da tecnologia para enganar pessoas.  Geralmente o termo engenharia social é utilizado quando crimes de fraude envolvem tecnologia. Na prática, é sobre criminosos enganando pessoas para obter informações confidenciais, como senhas de cartão de crédito.  Uma variação da engenharia social é o vishing. Trata-se de usar a rede pública de telefonia comutada para obter informações das pessoas. 

O que é Vishing?  

O que realmente acontece é que um criminoso usa o telefone para enganar pessoas. Por exemplo, alguém liga para você dizendo que houve um problema com a sua conta e então pede para que você confirme algumas informações para que tudo seja resolvido. 

É claro que há vários níveis de sofisticação nesse tipo de crime. Alguns são bem perceptíveis, mas há quadrilhas que são sofisticadas e conseguem de fato enganar as pessoas que só descobrem o que aconteceu quando é tarde demais. 

Um golpe que surgiu recentemente envolve a instalação de um vírus para os aplicativos bancários do seu Android. Basicamente, uma pessoa convence você a instalar o vírus no seu Android.  

Pode parecer algo simples e fácil de evitar, mas a verdade é que os criminosos são bem espertos e sabem como convencer as vítimas. Vamos apresentar algumas dicas para você se proteger do Vishing. 

Como se proteger 

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a se proteger do vishing e também de crimes de engenharia social no geral. Confira a seguir: 

Evite compartilhar informações pessoais por telefone 

Bancos, instituições financeiras e empresas no geral não pedem informações dos clientes por e-mail, telefone e etc. No máximo, existe o site oficial ou o aplicativo oficial onde é possível fazer cadastro, mudar dados etc. 

Portanto, ao receber uma ligação de alguém que se diz ser um funcionário que precisa da confirmação dos seus dados ou algo do tipo, não compartilhe seus dados. Na verdade, nem mantenha a comunicação. 

Você pode simplesmente desligar o telefone, é praticamente certo que se trata de algum golpe. 

Instale um bom antivírus 

Alguns criminosos são tão criativos que conseguem nos enganar mesmo quando estamos cientes sobre o que é engenharia social. O melhor que você pode fazer é se preparar contra a instalação de programas inapropriados no seu sistema.  

Comece com um bom antivírus para o seu dispositivo. Todo mundo conhece qual é o melhor antivírus para todos os sistemas operacionais mas pouca gente sabe que smartphones também funcionam com esse tipo de programa. É verdade que um smartphone não precisa de um antivírus da mesma forma que um computador com sistema operacional Windows, mas esse nível extra de proteção pode ajudar bastante. 

Evite redes públicas 

A maioria das pessoas carrega um smartphone no dia a dia. É difícil evitar a tentação de acessar uma rede wifi pública, mas saiba que essas redes são perigosas. Uma pessoa com más intenções pode estar por trás de tudo coletando seus dados.  

Portanto, pense duas vezes antes de acessar uma rede pública. Inclusive, configure seu smartphone para não entrar em redes wifi públicas de forma automática. 

Mantenha seu software atualizado 

As atualizações de software acontecem por diversos motivos, a correção de problemas de segurança é um deles. Portanto, ative as atualizações automáticas no seu sistema e nem pare para pensar se deve atualizar seu software ou não. 

Planeje a compra de um smartphone novo quando necessário 

É louvável tentar utilizar um smartphone por tanto tempo quanto for possível. A corrida para obter o aparelho mais recente não faz sentido e pode prejudicar o meio ambiente. Entretanto, chega uma hora em que a troca de dispositivo é essencial. 

Cedo ou tarde, o software para de receber atualizações e isso te deixa vulnerável para todo tipo de ataque de hackers e outros problemas. Portanto, pense de forma razoável sobre por quanto tempo seu dispositivo vai durar de verdade. 

Considerações finais 

Bom, isso é tudo sobre o Vishing. Muitas pessoas estão caindo nesse golpe porque confiam na voz que escutam no telefone. A boa notícia é que seguindo as dicas básicas que apresentamos aqui você provavelmente vai estar bem protegido contra esse tipo de golpe.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO