Ultima atualização 31 de agosto

Mitsui Sumitomo Seguros fortalece parceria com a Porto

A parceria de cosseguro envolve o uso do banco de dados da Porto para uma precificação mais assertiva e ágil do seguro automóvel

A Mitsui Sumitomo anunciou que fortaleceu sua parceria com a Porto, na vertical Seguros, somando com o contrato de cosseguro em automóvel que já está em vigor há dois anos. Segundo Hélio Kinoshita, vice-presidente da subsidiária brasileira, esta adição com a maior seguradora de automóveis do Brasil visa o crescimento rentável da carteira de seguro auto. “A parceria de cosseguro envolve o uso do banco de dados da líder do mercado para uma precificação mais assertiva e ágil do seguro automóvel. A Porto tem um banco de dados 20 vezes maior que o nosso e isso nos traz muitas vantagens, como entrar em novos segmentos, ajustar o preço do seguro rapidamente quando uma nova tendência de mercado se consolida”, explica Kinoshita.

Fabio Morita, diretor de dados e serviços analíticos na Porto, explica que a iniciativa faz parte do Projeto Sinergia. “Este projeto surgiu para monetizar nosso banco de dados, com mais de 5,5 milhões de veículos, e manter a sustentabilidade da carteira automóvel, uma vez que a boa precificação mantém o equilíbrio da carteira”, explica. Como exemplo, Morita cita a possibilidade de uma companhia entrar em segmentos que não atuava por não ter experiência em dadas regiões ou mesmo ajustar preços que estavam acima do praticado pelo mercado, o que ajuda a aumentar as vendas nos segmentos e regiões alvos da estratégia.

Ao sugerir o prêmio de risco, valor necessário para cobrir o sinistro já adaptado para a realidade da seguradora, a equipe técnica contabiliza outros itens para finalizar o preço ao consumidor, como despesas comerciais, por exemplo. A estratégia está na inteligência do uso dos dados com alvo a sustentabilidade da carteira ao posicionar a seguradora em seus mercados alvos e ajudá-la a entrar em novos segmentos. “Uma coisa é aumentar o preço de forma linear para toda a carteira. Outra é fazer isso de forma cirúrgica, se mantendo competitiva”, avalia Morita. A partir de agora, a Porto fará isso para 100% da carteira da Mitsui Sumitomo, numa experiência que já trouxe bons resultados, como a redução de 12 pontos percentuais no índice de sinistralidade.

Objetivo da Mitsui Sumitomo é melhorar a performance de resultado no seguro automóvel, que nos últimos anos apresentaram compressão de margens e volatilidade no resultado. Começamos gradualmente em Julho de 2020, e aceleramos a parceria desde o segundo semestre do ano passado, quando passamos a enfrentar uma crise desencadeada pela alta sinistralidade e aumento de custos com indenizações. “A alta de inflação elevou o preço dos carros e o custo de reparo dos veículos. Com isso, acreditamos que nos unir com a líder do mercado vai nos ajudar a ter melhores resultados”, acrescenta Kinoshita.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO