Ultima atualização 24 de junho

Seguro funeral cobre despesas inesperadas e procedimentos práticos

Produto cobre despesas com a cerimônia fúnebre e fornece suporte financeiro, logístico e emocional para a família
seguro
(FOTO: KayTaenzer/Thinkstock)

O momento da perda de um ente querido é um dos mais difíceis de se enfrentar. Ao mesmo tempo, é uma situação em que é necessário lidar com trâmites burocráticos e despesas inesperadas. Neste contexto, contar com um serviço de proteção pode amenizar as consequências práticas da situação e diminuir os impactos emocionais e financeiros neste momento difícil. O Seguro Amparo Familiar, da BB Seguros, é um exemplo de produto desenhado para este fim.

Além de auxiliar no processo burocrático e cobrir despesas do funeral, o serviço também oferece suporte financeiro às famílias. A cobertura básica prevê a resolução de todos os trâmites funerários, o que poupa os familiares de uma situação que, por vezes, é desgastante, em meio a um período de forte impacto emocional. “O serviço também pode ser acionado por meio de reembolso, uma alternativa que favorece o planejamento de dependentes do falecido, por exemplo, que por ventura não tenham previsibilidade de renda futura”, explica Letícia Gama, gerente executiva de Produtos Massificados.

A possibilidade é relevante pela importância de se garantir estabilidade financeira pós-ocorrência, mas também devido à dificuldade em tratar a questão de forma pragmática quando ela acontece. “Pode ser difícil, até mesmo doloroso, reduzir o sentimento de perda a uma discussão sobre dinheiro. A realidade, porém, é que o trâmite funerário não se limita à obrigação de lidar com a dor da morte, mas também com o impacto desses altos custos e preocupações com eventuais dívidas futuras. O suporte de um serviço como este permite que as pessoas possam focar no ponto mais importante, que é o luto”, pondera a executiva.

De acordo com um estudo recente da Associação Brasileira de Empresas Funerárias e Administradoras de Planos Funerários (Abredif), os brasileiros que não contam com este tipo de serviço precisam trabalhar, em média, 39 dias para terem a renda suficiente para arcar com o preço de um funeral.

O estudo levou em conta a renda média dos estados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que o valor médio das despesas de um funeral fica em torno de R$ 2,5 mil. O salário mínimo no Brasil atualmente é de R$ 1212, ou seja, o custo médio de um enterro corresponde a mais que o dobro do piso de remuneração oficial no país.

Respeito em primeiro lugar

O Seguro Amparo Familiar ainda oferece transporte e hospedagem para familiares residentes em municípios diferentes do segurado, desde que sejam no Brasil. “A solução é desenhada a partir de necessidades práticas inerentes a um funeral respeitoso, principal anseio de uma família”, afirma Letícia.

Ela ressalta que o período posterior é igualmente considerado na concepção do serviço. Embora possa ser usada imediatamente, a assistência de orientação psicológica é especializada no atendimento a pessoas sensibilizadas por circunstâncias de forte impacto emocional e oferece amparo de forma remota. “O objetivo é dar ao segurado autonomia para assimilar a perda do ente querido conforme a atmosfera que lhe for mais conveniente”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO