Ultima atualização 11 de abril

Dois anos de pandemia: Os desafios da Síndrome Pós-Covid

Dr. Stephan Sperling, da rede Meu Doutor Novamed, destaca a importância do cuidado integrado e do atendimento multidisciplinar na recuperação do paciente

A cada cinco infectados pelo SARS-CoV-2, pelo menos um apresenta a síndrome pós-covid, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A entidade estima que os sintomas da Covid longa se prolongam em até três meses após a infecção, sendo as principais manifestações a fadiga, a falta de ar e a disfunção cognitiva.

O atendimento de ponta-a-ponta, com o cuidado integrado e multidisciplinar, é fundamental na recuperação do paciente acometido pela covid longa, ressalta o médico de Família e Comunidade da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, Dr. Stephan Sperling.

A síndrome pós-covid está associada a outros diversos tipos de danos, entre eles os motores e psicológicos, e caracteriza-se pela persistência de sintomas em pacientes que conviveram com infecção aguda pelo SARS-CoV-2. O especialista destaca a importância do atendimento integrado para impedir a perda de autonomia na realização de atividades cotidianas, bem como para a promoção da qualidade de vida daqueles que sofrem diante dos sintomas persistentes.

“Nesse sentido, intervenções multidisciplinares são indispensáveis, pois abrangem desde o fortalecimento osteomuscular e fisioterapia respiratória, especificamente para pacientes que precisam de reabilitação pós-hospitalização prolongada, ou que foram submetidos a medidas intensivas, até o segmento psicoterapêutico, por conta da alteração psicodinâmica que esse cenário impõe para o paciente”, detalha o médico de família.

Na linha de frente no atendimento aos pacientes, o Dr. Sperling destaca o cenário dentro da rede Meu Doutor Novamed: “Em nossa prática, observamos a ampla necessidade de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos. Particularmente nos ambulatórios da Novamed, por exemplo, temos acompanhado pacientes com anosmia (perda total de olfato), mesmo após treinamento olfatório. Assim como pacientes fadigados e com dificuldades de retornar às atividades costumeiras também têm se apresentado, sendo um desafio a mais para um cuidado multidisciplinar”.

Com um modelo de atuação que visa o cuidado integral do paciente, o objetivo da rede é fazer todo o acompanhamento e tratamento, com enfoque no reestabelecimento total da saúde do paciente. Para aqueles que precisam de acompanhamento pós-Covid, a Meu Doutor Novamed desenvolveu o Programa Pós-Covid-19, com atendimento especializado. A iniciativa conta com oito clínicas que foram adaptadas e ganharam espaços e equipamentos de fisioterapia, RPG e fonoaudiologia dedicados ao tratamento do pós-Covid. Já está disponível em São Paulo (nas unidades Paulista, Guarulhos e Osasco) e em breve chegará a Rio de Janeiro (Centro, Botafogo e Méier), Porto Alegre e Curitiba.

Cuidados com as crianças

Segundo o estudo do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, quatro em cada dez crianças e adolescentes continuam sofrendo efeitos prolongados da covid até 3 meses seguintes à infecção. De acordo com o Dr. Sperling, pacientes pediátricos comumente apresentam os mesmos sintomas dos pacientes adultos, vindo até mesmo a se comportar de forma assintomática.

O médico destaca que, tão importante quanto os sintomas, é importante estar atento também ao cenário clínico das crianças. Para isso, Dr. Sperling lista cinco pontos de atenção, que devem ser observados em crianças e adolescente que foram acometidos pela doença. São eles:

– Manchas avermelhadas na pele
– Falta de ar
– Evidências de desidratação
– Má alimentação
-Mudanças visíveis ao padrão de comportamento

Segundo o clínico da rede Meu Doutor Novamed, crianças menores de 2 anos de idade podem desenvolver condições clínicas mais graves. Mesmo que outros sintomas como tosse, obstrução nasal e manchas não estejam presentes, elas merecem atenção redobrada.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock