Ultima atualização 03 de fevereiro

powered By

Pier recebe US$ 20 milhões e mira expansão em automóveis

Startup de seguros usa aprendizado de máquina para oferecer taxas competitivas e atendimento personalizado para proteger celulares e automóveis

A startup de seguros Pier anuncia nesta quinta-feira, 2, que recebeu um aporte de US$ 20 milhões para expandir os produtos de seguros para automóveis e celulares. A “insurtech” usa inteligência artificial (IA) para oferecer taxas customizadas e atendimento personalizado a clientes.

A rodada do tipo série B, estágio de maturação no qual a startup começa a escalar o modelo de negócio, foi liderada pelo fundo Raiz. O aporte chega após os US$ 14,5 milhões levantados pela Pier em outubro de 2020, com participação de Monashees, Canary e banco BTG Pactual.

O novo cheque reforça o crescimento da seguradora digital, que pretende fechar o ano de 2021 com faturamento de R$ 60 milhões, ante R$ 17 milhões de 2020. A empresa afirma que mais de 50 mil clientes já foram atendidos devido à expansão dos negócios na ordem de 20% ao mês.

“Só a satisfação com o produto gera a retenção voluntária do cliente”, diz ao Estadão Igor Mascarenhas, fundador e presidente executivo da Pier. “Nosso foco é permanecer com ele no longo prazo.”

A Pier usa dados de navegação do usuário (como tempo de tela e de uso), perfil socioeconômico, localização e produto a ser protegido para oferecer o melhor preço. Segundo o CEO, o objetivo é atender aqueles que foram rejeitados pelas seguradoras tradicionais, em estratégia semelhante às startups financeiras (fintechs) com os “desbancarizados” no mercado brasileiro.

“No caso de automóveis, a gente se preocupa com pessoas que nunca tiveram acesso a esse produto, como motoristas de aplicativo ou carros com mais de 5 anos”, explica Mascarenhas. “O que a gente faz é entender a dor do consumidor e entender como entregar o produto de forma superior, seja em apresentação, seja em preço.”

Telegram para post

Primeira startup a entrar no sandbox da Susep (Superintendência de Seguros Privados), a Pier acelera em um mercado repleto de inovação, o das insurtechs, as startups de seguros, impulsionado pela pandemia e avanços regulatórios das autoridades. Agora, a companhia pretende pedir uma licença definitiva à Susep para atuar no setor.

Preço baixo com tecnologia

Para oferecer preços mais competitivos, a Pier usa aprendizado de máquina, que exige um volume grande de dados de clientes para alimentar a IA e torná-la eficiente ao calcular preços com mais rapidez e precisão. Foi esse o motivo pelo qual a startup escolheu iniciar as operações em 2018, quando foi fundada, com o produto de seguro para celulares.

Agora, a tecnologia é aplicada ao produto de automóveis, segmento mais importante no País e atual foco da insurtech. Com esses dados em mãos e o aprendizado de máquina, a intenção é oferecer serviços cujos preços variam conforme o perfil do cliente, com mais eficiência do que os modelos fixos de seguradoras tradicionais. Além do CPF (utilizado para entender o perfil financeiro), a startup considera placa do carro, modelo, ano de fabricação e tipo de uso como variáveis básicas para a aferição do preço.

“Buscamos algo que tivesse muita adesão e sinistralidade, coisa que não existe no seguro de vida. Com isso, nosso modelo cresce mais rápido e conseguimos ir para o mercado com preços mais afinados”, explica o executivo, que não descarta entrar nas categorias de residência e vida nos próximos anos.

O CEO reconhece, no entanto, que o maior desafio é equilibrar esse rápido crescimento da Pier com a qualidade de atendimento, sem deixar que a sinistralidade estoure e prejudique o desempenho da startup. “Tentamos manter esse tripé saudável. Nosso desafio é escalar o negócio no limite da excelência dessas três variáveis”.

* Fonte: Estadão

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

AdBlock Detectado!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, nos apoie desabilitando esses bloqueadores de anúncios.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock