Ultima atualização 23 de maio

Acesso Saúde promove campanha de doação de sangue

Somente 1,8% da população brasileira com idade entre 16 e 59 anos é doadora. OMS diz que, para suprir demandas no País, o número deveria ser de 3%

O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre doação de sangue apontou que somente 1,8% da população brasileira com idade entre 16 e 59 anos é doadora. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, em razão disso, a rede de clínicas médicas Acesso Saúde é uma das empresas que incentivam a doação de sangue. Neste ano, em parceria com os principais centros de hemotransfusão estaduais, a empresa criou uma campanha para conscientização da população, com o uso da hashtag #PartiuDoarSangue nas redes sociais, a empresa contará com uma programação especial, em prol da doação de sangue, durante os meses de maio e junho.

A ação consiste em incentivar a doação de sangue junto aos colaboradores da rede e de parceiros, além da conscientização da população, que será convidada à iniciativa. Dentre as unidades participantes, a clínica localizada em Curitiba (PR), em parceria com o Sindicato dos Motoristas (Sindimic), Midiaplan com a TV do Ônibus, irá realizar na próxima sexta-feira (25), a partir das 11h, uma caminhada com os estudantes de enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR) até o centro de hemotransfusão, onde será feito o acompanhamento para os doadores. Além disso, os colaboradores da Acesso Saúde da região, terão um dia disponibilizado pela empresa e transporte até o Hemepar para doação de sangue.

Ainda de acordo com a OMS, a meta considerada ideal para suprir a demanda nos hemocentros no País é de 3% e a procura maior por procedimentos de transfusão ocorre em períodos de férias e feriados prolongados, quando os bancos de sangue costumam ficar vazios. Segundo o fundador da rede, Antônio Carlos Brasil, a empresa decidiu criar a campanha, pois todos os anos os colaboradores da Acesso Saúde fazem a doação de sangue e a iniciativa é uma forma de mais pessoas se conscientizarem.

“A falta de bolsas de sangue é muito grande em várias regiões do País, a sociedade precisa entender que não é necessário esperar alguma pessoa conhecida precisar para doar, é importante que a população seja conscientizada de como essa atitude ajuda a salvar muitas vidas”, comenta Brasil.

Quem pode doar?

Para os interessados em participar da ação, os requisitos para a doação são: estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50kg e estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, não ter passado por procedimentos cirúrgicos, como extração dentária. Pessoas que tiveram hepatite e dependentes químicos não podem ser doadores. É importante ressaltar que a doação de sangue não transmite doenças.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice