Ultima atualização 20 de abril

Chubb fornece pronta resposta em caso de ataque cibernético

Solução foi criada com base na experiência que a companhia desenvolveu no setor ao longo de 15 anos em diversos países no mundo

A Chubb estruturou no Brasil um sistema de pronta resposta para apoiar os clientes do seu recém-lançado seguro de riscos cibernéticos. A solução foi criada com base na experiência que a companhia desenvolveu no setor ao longo de 15 anos em diversos países no mundo. Em caso de suspeita de ataque cibernético, o modelo permite que o segurado acione o serviço de telefonia 0800 para acessar imediatamente a equipe especializada de uma empresa parceira. “Uma vez confirmada a infecção, o Gerente de Resposta a Incidente Cibernético guiará o segurado no passo a passo sobre como proceder ao longo do evento”, diz Humberto Pita, Head de Financial Lines da Chubb.

Neste serviço de telefonia, o Gerente de Resposta a Incidente Cibernético conta com o suporte de profissionais especializados ao coordenar uma reação adequada ao tipo de situação que o segurado esteja enfrentando – considerando, por exemplo, prestação de serviços jurídicos, regulatórios e de investigação forense, além de monitoramento do crédito, comunicação pública da crise e consultas de possíveis fraudes e roubos de identidade. “Essas e outras várias ações são colocadas em prática, ao mesmo tempo em que os especialistas auxiliam o cliente na tarefa do manejo do incidente”, afirma o executivo.

Uma vez que a ocorrência esteja sob controle, o serviço de apoio toma as providências para que o segurado regresse à normalidade de seu negócio. “Na sequência, essa mesma equipe auxilia o cliente na análise do ataque cibernético, a fim de estabelecer um resumo de lições aprendidas e, com isso, verificar as medidas corretivas para mitigar futuros incidentes”, observa. Seja qual for o vulto do serviço de pronta resposta, diz Humberto que esse suporte não requer custos adicionais além da franquia especificada na apólice.

Reparação de prejuízos

A apólice de riscos cibernéticos da Chubb também garante ao segurado a reparação de prejuízos que não puderam ser evitados no ataque, tais como tarefas de recuperação de arquivos e perdas digitais. O seguro ainda cobre perdas pela interrupção de negócios e uma infinidade de impactos a terceiros por conta do ataque, incluindo custos de defesa em caso de responsabilização. A proteção é voltada para organizações de qualquer porte, pois as soluções podem ser customizadas em termos de coberturas e valores. Os ataques podem partir de ações mal-intencionadas como malware, hacking, acesso não autorizado a instrumentos digitais e qualquer outro tipo de ação virtual criminosa que possa inibir o acesso às páginas da web.

A Chubb disponibilizou um endereço para receber e-mails de corretores e clientes que desejam tirar qualquer tipo de dúvida sobre seguros contra ataques cibernéticos: comunicacaochubb@chubb.com.

L.S.
Revista Apólice

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