Ultima atualização 10 de fevereiro

Vai pegar estrada? Garanta uma viagem segura

Dicas simples podem ajudar os motoristas a ter mais tranquilidade no trajeto e saber o que fazer em caso de imprevistos

estrada

Os cuidados para quem vai viajar neste fim de semana vão além da manutenção preventiva do veículo. O check-up dos pneus, óleo, água e motor é o primeiro passo, mas antes de sair de casa também é preciso verificar detalhes do seguro, do armazenamento da bagagem e se os itens de segurança do carro estão em dia.

“A quilometragem máxima para remoção do veículo, que está prevista na apólice, é um detalhe relevante. Se o trajeto da viagem for maior que o previsto em contrato, solicite à seguradora o cálculo para a extensão do serviço. Dessa forma, é possível comparar custos e escolher o que for mais econômico”, alerta Jabis Alexandre, diretor de Automóvel e Massificados do Grupo BB e Mapfre.

Quem vai viajar com a família também deve verificar a quantidade de malas e como tudo será transportado. A bagagem deve ser levada no porta-malas e não pode obstruir a visão do retrovisor interno.

Quando estiver na estrada, o cinto de segurança é indispensável. Fique atento e sempre peça para que todos os passageiros usem o item, mesmo quando estiverem no banco de trás.

Outra dica importante é acender o farol baixo nas rodovias federais durante o dia. O descumprimento da legislação é infração média, prevê multa de R$ 130,16 e registro de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Alexandre também comenta que “muitas ocorrências podem ser evitadas ao tomar cuidados como manter uma distância segura do carro à frente e só ultrapassar quando for permitido”.

E quando o veículo quebra na estrada?

Nem sempre é possível evitar que problemas ocorram. Nesses casos, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, procure levar o automóvel para o acostamento ou algum ponto recuado, ligue o pisca-alerta, sinalize com o triângulo para alertar os demais motoristas da via (cheque as condições do equipamento antes de sair de casa) e acione a seguradora ou a concessionária da rodovia.

É imprescindível que o motorista e todos os passageiros aguardem o atendimento em local seguro no acostamento e não dentro do carro, evitando acidentes em caso de colisão.

“É comum recebermos ligações com dúvidas sobre o que fazer. Contamos com uma equipe especializada e preparada para orientar em momentos de alta carga emocional como esses”, explica o especialista.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock