Ultima atualização 02 de junho

Seguradora abraça bandeiras sociais

Engajando funcionários e promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo, AIG se posiciona no combate ao preconceito

pessoas em reunião

Em abril, a seguradora AIG Brasil assinou, em Brasília-DF, o termo de compromisso do programa “Pró-Equidade de Gênero e Raça”, uma iniciativa do então Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que busca a adesão de empresas em prol da igualdade de direitos entre raças e entre mulheres e homens no ambiente de trabalho.

Criado em 2005, o projeto garante o Selo de Pró-Equidade de Raça e Gênero para empresas públicas e privadas participantes, mediante a comprovação de ações efetivas realizadas. “Ficamos muito honrados com este convite e por termos sido incluídos em um grupo composto por grandes empresas que, como nós, estão engajadas em respeitar a pluralidade dos funcionários e demais colaboradores, prezando por um ambiente mais rico e criativo”, comenta Nélia Soares, Diretora de RH da AIG Brasil.

O acordo se fez possível a partir de um formulário detalhado, incluindo plano de ações, que foi submetido à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Após a avaliação inicial, a AIG foi aprovada para a assinatura do termo e, após um ano – período estipulado para a realização das atividades propostas, a empresa receberá o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Há alguma tempo a companhia desenvolve o engajamento de seus funcionários em questões sociais que visam combater as barreiras e preconceitos que ocorrem pelos mais diversos motivos: gênero, raça, orientação sexual etc. No final de maio, os funcionário da AIG Brasil lançaram um grupo de funcionários voluntários no apoio à diversidade LGBT, o Diversitas. “A diversidade na é entendida como um diferencial competitivo, pois aprimora o posicionamento da companhia no mercado global”, afirma Nélia. Explicando o lema que a companhia desenvolveu e carrega ao longo dos anos: “valorizar a diversidade de perspectivas que vêm de todos os lugares e pessoas”. Isso acaba por se refletir em um ambiente de trabalho inclusivo, alinhado à missão, valores, objetivos e práticas de negócios.

Além do Diversitas, já existe outro grupo voluntário formado pelos funcionários na AIG Brasil, o Todos Pelas Mulheres & Aliados, criado em 2014 para promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando visibilidade e benefícios de uma rede forte e comprometida.

O diretor-presidente da AIG, Paride Della Rosa, defende a pluralidade como alavanca para os negócios da Companhia. “Diversidade é um pilar estratégico na cultura da AIG, tanto local como globalmente, estimulando o crescimento da empresa e o reforço da marca.”

Ocupando o posto de empresa global, com funcionários, clientes e parceiros espalhados em diferentes países, a AIG integra a diversidade em sua cultura organizacional, acreditando que colaboradores com diferentes experiências e modos de pensar contribuem na construção de um ambiente próspero aos negócios. “O mundo se transforma diariamente e precisamos atrair talentos com percepções e opiniões múltiplas para estimularmos ainda mais a criatividade, visando a obtenção de novas ideias e inovação”, completa Della Rosa.

Nélia acredita que o mundo se transforma diariamente, e a sociedade tem aprendido, gradualmente, a conviver e debater questões sociais e comportamentais. Para ela, no mercado de seguros não é diferente. “Embora conhecido como conservador em alguns aspectos, os profissionais do setor, a exemplo da AIG, estão mais confortáveis para tratar com seriedade assuntos ligados à diversidade no ambiente corporativo, debatendo o respeito e adequação às diferentes necessidades das minorias.

A atuação do Diversitas (ligado ao tema LGBT) pretende promover um ambiente de trabalho mais igualitário, com liberdade aos colaboradores, independentemente de sua identidade de gênero; enquanto que o Todos pelas Mulheres & Aliados tem a intenção de promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando visibilidade e benefícios de uma rede forte e comprometida. “Tudo isso, inclusive, colaborando na atração de novos talentos com percepções e opiniões múltiplas, estimulando ainda mais a obtenção de novas ideias e a inovação”, completa a executiva

Atualmente, a AIG conta com quase 100 grupos de funcionários em todo o mundo, com exemplos que vão desde “Líderes Asiáticos”, “Profissionais Negros na AIG”,  “Deficientes e Aliados”, “Mulheres e Aliados”, “LGBT e Aliados”, “Profissionais Veteranos de Guerra”, “Jovens Profissionais” etc. Todos esses grupos contam com um “patrocinador” da liderança do país de origem, que contribui com incentivo e empoderamento junto aos demais executivos para legitimar e fortalecer as discussões.

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO