Ultima atualização 08 de junho

Chuvas no interior de São Paulo mobilizam as seguradoras

Companhias de seguro separam equipes especializadas para atender as crescentes demandas do interior de São Paulo

São Paulo - interior

No último final de semana, as chuvas de granizo e vendavais que acometeram o interior do Estado de São Paulo assustaram moradores das cidades de Campinas, Jarinu, Piracicaba e região. Os ventos fortes e raios assustaram moradores, casas ficaram destelhadas e muitos sinistros foram notificados. Também houve casos de veículos atingidos por alagamentos ou de imóveis comerciais e residenciais com avarias ocasionadas por chuva de granizo, danos elétricos, queda de raios, alagamento e inundação, entre outros.

Segundo dados da Prefeitura de Campinas, a cidade continua em estado de atenção -foram 163 milímetros de chuva acumulados em 72 horas. Somente na tarde de segunda-feira, 6 de junho, choveu 17 milímetros. Para todo mês de junho, a quantidade de chuva esperada era de 35 milímetros. Já a Defesa Civil do Estado de São Paulo indica que em Atibaia a ventania causou o destelhamento de cinquenta casas. Em Jarinu, cerca de 80 imóveis (públicos, comerciais ou residenciais) foram atingidos, com perdas estimadas, no setor público, em mais de R$ 2 milhões.

As seguradoradoras Yasuda Marítima, Liberty, Tokio Marine e Bradesco Seguros já se pronunciaram sobre seus sinistros:

A Yasuda Marítima criou uma estrutura para atender ocorrências, com uma equipe técnica, que inclui profissionais de outros municípios, inclusive da capital paulista, com objetivo de viabilizar imediato atendimento aos segurados atingidos. No plano de ação que já está em andamento, técnicos vão atuar in loco na região para agilizar ainda mais o processo de indenização aos segurados. “Temos uma equipe dedicada a atender os casos na região. Todos os sinistros comunicados na região já foram distribuídos à nossa equipe de regulação com prioridade máxima ao atendimento com o único propósito de nos antecipar e oferecer um atendimento humanizado, ágil e personalizado aos segurados”, afirmou Agnaldo Libonati, diretor de Sinistros da Yasuda Marítima.

A estrutura emergencial, no caso da seguradora Liberty foi organizada em Rio Claro e Piracicaba, por conta da quantidade de sinistros abertos nas duas cidades.  A companhia implantou um plano de contingência para agilizar o atendimento aos segurados do interior de São Paulo que foram afetados pelas fortes chuvas, granizo e ventos que causaram perda de bens. “Mobilizamos nossa equipe de peritos e rede de oficinas, para agilizar a regulação de sinistros principalmente dos casos de granizo. A previsão é finalizar o atendimento aos clientes e corretores até o fim do dia de hoje”, comentou Marcio Probst, diretor de Sinistros de Automóvel da Liberty Seguros, no dia 7 de junho.

“Nossos esforços estão direcionados a atender os clientes de forma acolhedora e descomplicada. Temos experiência em implantar planos emergenciais para que o segurado sofra o mínimo de impacto e que seu bem seja reposto, consertado ou reconstruído, o mais rápido possível”, finaliza o executivo.

Por sua vez, a Tokio Marine enviou informações sobre seus segurados. A companhia recebeu, desde o dia 3 de junho, 156 avisos de sinistros relacionados aos problemas climáticos. 132 deles na carteira de seguro residencial e 24 de seguro condomínio. Deste total, 79 são apenas de Rio Claro, Campinas e Jundiaí. “As equipes das áreas comercial e de sinistros da Tokio Marine Seguradora estão focadas em atuar com rapidez e eficiência no atendimento a corretores e clientes afetados pelas fortes chuvas e enchentes”, afirmou o diretor de Sinistros, Alexandre Vieira.

Para os casos de vendaval e granizo, há uma prestadora de serviço exclusiva para atender principalmente as duas regiões mais afetadas, Rio Claro e Campinas, a fim de realizar uma regulação simplificada dos sinistros: tirar fotos dos locais e documentos e, na medida do possível, já fechar os valores de ressarcimento com os segurados, enviando a notificação para a Tokio Marine apenas realizar os pagamentos. No ramo empresarial, a Tokio Marine recebeu 17 avisos de sinistros até o dia 7/6 e deslocou vistoriadores da empresa de prestação de serviço em Ribeirão Preto para atendimento aos clientes.

No ramo Automóvel, sempre que há ocorrências como as que afetaram a região, as ações da Tokio Marine são: dar a perda total sem, a necessidade de orçamento, verificando apenas o nível que a água atingiu dentro do veículo; autorização imediata da higienização quando for perda parcial e, diante dos danos causados por granizo e galhos de árvores, em sua maioria específicos, a oferecer o atendimento em parceria com oficinas especializadas em reparos rápidos de pequena monta. A companhia estende ao segurado este acordo mesmo quando os danos ficam abaixo da franquia, o que garante o atendimento a todos os clientes.

Até o momento, a seguradora abriu 81 avisos de auto decorrentes das chuvas em junho. Do total, 73 sinistros já tiveram agendamento/vistoria realizada. “Além disso, as equipes comerciais estão em contato permanente com os corretores que tiveram seus segurados atingidos pela catástrofe, colocando toda a estrutura da Tokio Marine à disposição para auxiliar e agilizar a regulação e pagamento de sinistros”, informou

Em três dias de trabalho de sua equipe de técnicos na região, o Grupo Bradesco Seguros já abriu cerca de 100 processos para pagamento a seus segurados que tiveram, em suas residências e estabelecimentos comerciais e industriais, algum tipo de perda provocada pelo temporal que atingiu as cidades de Campinas, São Roque e Jarinu.
O Grupo Segurador está realizando uma operação especial na região com 10 técnicos das áreas de vistoria e regulação de sinistro, a fim de agilizar os processos.
Somando, além dessas, as ocorrências monitoradas pelo Grupo Bradesco Seguros nos dias 1º, 2 e 3 de junho, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e no sul do Espírito Santo – Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e São José do Calçado -, a estimativa total dos prejuízos a serem cobertos é de cerca de R$ 600 mil.

Atualizado em  08/06 às 16h31

A.C.
Revista Apólice

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