Ultima atualização 07 de abril

Dicas para quem deseja ingressar na carreira de corretor

Conhecimento no segmento e no cliente é uma maneira de se destacar na profissão

Dicas para quem deseja ingressar na carreira de corretor

O corretor é um profissional que atua nas áreas de imóveis, seguros, convênios médicos e odontológicos, mercadorias, na bolsa de valores, entre outros segmentos. Sua função é intermediar a venda de produtos e serviços, apresentando, após conhecer as suas necessidades, a melhor opção ao cliente.

Somente no Estado de São Paulo, há pelos 38 mil corretores de seguro em atuação, 5% a mais do que no ano passado. “Dois motivos explicam esse movimento. Primeiro, o interesse profissional maior pelo segmento. Segundo, recentemente e por razões fiscais, muitas pessoas físicas se tornaram também empresas”, esclarece o CEO da Célebre Corretora de Saúde, Marcelo Alves.

Desse total de corretores, 80% se especializam em todos os ramos; e 20% em vida, previdência ou saúde. E é na capital do Estado que se concentra o maior número de profissionais, 48% do total da classe.

De acordo com Alves, fatores como flexibilidade de horário e possibilidade de remuneração proporcional à produtividade tornam a carreira atrativa, especialmente aos jovens em início de carreira.

Para quem deseja ingressar na profissão, vale conferir algumas dicas.

Capacitação

A corretagem é competitiva, exigente e possui alto grau de complexidade. Por conta disso, para o corretor alcançar bons resultados, é imprescindível o aprimoramento com a participação em congressos, workshops e feiras. “Além da presença em eventos, colocar em prática o conhecimento adquirido melhora o desempenho”, aconselha Alves. Encontros com outros corretores também representam ótimas oportunidades no estabelecimento de conexões (contatos) que podem render importantes negócios no futuro, além de acompanhar com assiduidade as notícias do setor e entender o papel desempenhado por cada entidade de classes.

Atenção redobrada com a apresentação pessoal

Investir na imagem pessoal e causar impressão positiva é uma maneira eficaz do corretor conquistar a confiança de transmitir seriedade. É necessário não apenas se vestir adequadamente, mas também atentar-se na postura e no vocabulário utilizado e, até mesmo, como se comporta nas redes sociais.

Entenda o cliente

Antes de realizar a venda, é necessário conhecer quais são as suas reais necessidades e desejos (características físicas e psicológicas do responsável pela compra); quais fatores influenciam sua decisão de compra; quais são as atividades realizadas, entre outras informações estratégicas para o corretor. Conhecendo as especificidades do consumidor, fica mais fácil criar empatia e conduzir de forma eficiente o processo de venda.

Mensure os resultados

Desde o inicio da carreira, o corretor deve manter indicadores próprios de desempenho e mensuração de resultados. O objetivo é levantar quais métodos estão dando certo e aprimorar o que for necessário. A partir desse estudo, o profissional terá o embasamento necessário, definirá novas estratégias e identificará as oportunidades de mercado.

Organize uma carteira de clientes

Para o corretor, principalmente o iniciante, não ficar perdido em meio a dezenas de contatos diferentes, alinhar uma lista de clientes é de suma importância, assim terá consciência de cada processo de venda em andamento e, consequentemente, poderá se esforçar em pessoas com maior possibilidade de fechar negócio.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO