Ultima atualização 02 de dezembro

Saúde dos executivos brasileiros piora por conta da crise

Levantamento da Omint revela alta no percentual de executivos com excesso de peso, ansiosos, hipertensos, colesterol alto e com enxaqueca

 

Saúde dos executivos brasileiros piora por conta da crise

A saúde dos executivos brasileiros piorou entre julho de 2014 e julho de 2015. É o que revela um levantamento produzido pela Omint, que avaliou as condições de saúde de 1021 profissionais entre média gerência e o alto escalão de várias das maiores empresas do País.

Desenvolvido e aplicado pelo Núcleo de Saúde e Prevenção (NUSP) da Omint, o levantamento ranqueou as 15 principais doenças que mais afetam estes profissionais e constatou que 12 delas registraram aumento na incidência sobre esta população.

Em 2015, cresceu o percentual de executivos com excesso de peso, ansiosos, hipertensos, colesterol alto e com enxaqueca, entre outros males de saúde. Também aumentou o percentual de executivos com Risco Cardiovascular Aumentado (RCA), condição em que o paciente apresenta sintoma de duas doenças crônicas importantes como diabetes, colesterol alto ou hipertensão arterial: 9% dos executivos apresentam hoje essa condição, enquanto que no ano passado eram 7%.

Males do ofício

A rinite é a principal enfermidade que afeta os executivos no Brasil (32% do total). Para o diretor médico da Omint responsável pelo levantamento, Marcos Loreto, o ar condicionado é o principal fator para o surgimento em escala deste estado de saúde nos profissionais. “Infelizmente a qualidade do ar nas empresas fica muito aquém da desejável, o que favorece o aparecimento da doença, a colocando em primeiro lugar no ranking dos males que mais afetam os profissionais brasileiros”, afirma o executivo.

Ainda pelos mesmos motivos, o ar condicionado, aliado aos carpetes, é responsável pela alergia de pele, que desponta em segundo lugar. “Ficar fechado entre oito ou dez horas em um ambiente com ar condicionado e carpete produz uma condição propicia para o surgimento destes problemas”, completa Loreto.

O excesso de peso, por sua vez, aparece em terceiro lugar, atingindo 20% dos profissionais. Segundo o diretor médico, a junção de uma dieta não equilibrada às longas jornadas de trabalho que limitam a pratica da atividade física provoca esta situação.

Dor no pescoço e nos ombros e problemas oftalmológicos complementam os cinco principais problemas de saúde entre os executivos, com prevalência de 19% e 18,5%, respectivamente.

Vale destacar ainda que, em sexto lugar, aparece a ansiedade. Considerada pela psiquiatria como mal do século 21, a doença atinge 18% dos profissionais avaliados pela Omint. “As pessoas finalmente estão se dando conta da gravidade desta doença que afeta significativamente a qualidade de vida, além de contribuir para o desencadeamento de doenças cardiovasculares”, ressalta Loreto.

Ranking das doenças

TABELA OMINT 1

 

Hábitos

Neste levantamento, foram avaliados também os hábitos de vidas não saudáveis destes profissionais. Enquanto no ano passado 97% indicaram que mantinham alimentação não equilibrada no dia a dia, agora 92,8% afirmam não serem adeptos de uma dieta equilibrada.

O sedentarismo, por sua vez, apresentou uma piora. Se no ano anterior 41,7% se apresentavam sedentários, hoje o percentual saltou para 45% do total dos executivos avaliados pelo estudo.

Apesar de a crise econômica trazer como consequência um cenário mais desafiador no ambiente corporativo, o percentual de executivos estressados se manteve estável, assim como de fumantes: 33% e 11%, respectivamente.

Motivação para mudança

O levantamento da Omint também buscou detectar profissionais motivados para mudar seu estilo de vida. O sedentarismo é o fator que mais motiva as pessoas a mudarem. “Talvez seja a pratica de exercícios seja o mais fácil de se aplicar na rotina, tendo em vista que uma alimentação desequilibrada é reflexo direto dela”, conclui Loreto.

TABELA OMINT 2

 

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock