Ultima atualização 26 de agosto

O Mercado de D&O está preparado para crise econômica?

Artigo por Gustavo Galrão, superintendente de Linhas Financeiras da Argo Seguros Brasil, sobre o mercado de D&O.

Gustavo Galrão, da Argo

A crise financeira chegou e se instalou em diversos campos. Hoje, o que mais ouvimos é crise econômica… crise política… crise institucional… Até no futebol a situação está crítica. Realmente a situação do empreendedor brasileiro não está fácil. Essa não é a melhor hora de se arriscar, principalmente em um cenário que se tem mais a perder do que ganhar. Mas, será que o mercado de seguro de Responsabilidade Civil e Administradores (D&O) no Brasil está preparado para esse novo cenário?

Existem alguns fatos que contribuem com a aceleração deste ciclo, o deixando ainda mais complicado. Dentre eles, estão principalmente a continuidade do processo inflacionário, uma política de aperto monetário ainda maior, com tendência de aumentar a taxa de juros básica do país ao longo do ano, evidenciando o ciclo vicioso em que se encontra a economia brasileira. Fatores políticos e institucionais, como a perda da governabilidade pela presidente da república, desbalanceamento da política fiscal e a crise de confiança que paira na sociedade brasileira e internacional, também não deixam de ser grandes influenciadores.

No campo corporativo os impactos sentidos pelos empreendedores brasileiros são exorbitantes. Se percebe um aumento significativo nos riscos inerentes a atividade empresarial, onde muitos deles são forçados a abandonar projetos, reduzir despesas, atrasar pagamentos, demitir funcionários e, nos casos mais graves, fechar as portas ou entrar com pedido de recuperação judicial.

Diante disso, o segmento de D&O está sendo fortemente impactado. Coincidência ou não, a sinistralidade da carteira do mercado em 2014 chegou a 53% (recorde histórico), sendo que algumas seguradoras apresentaram sinistralidade superiores a 100%. Em 2015, a sinistralidade vem se mantendo em alta, o que nos leva a um sentimento hard Market.

Além do impacto decorrente deste novo cenário de risco do país, o aumento do número de investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público vem contribuindo não apenas com o aumento dos casos de sinistro de D&O, mas também para o amadurecimento dos agentes deste mercado.  É notável, por exemplo, o aprimoramento da análise de risco dentro do processo de subscrição das seguradoras e o consequente endurecimento na seleção dos riscos. Os corretores, por outro lado, são cada vez mais exigidos pelos segurados para explicar o motivo do aumento nos prêmios e modificação nas condições contratuais das apólices de seguro.

Em casos mais complexos, onde a aceitação do risco é restrita pelo mercado, a colocação se torna um grande desafio, que apenas os profissionais mais especializados são capazes de viabilizar soluções. Aos reguladores de sinistros, além do maior volume de trabalho, fica o desafio da interpretação da apólice, por exemplo, nos casos de delação premiada e acordo de leniência, cuja utilização vem sendo recorrente nos casos recentes. Se no primeiro caso o seguro claramente prevê exclusão de cobertura para confissão de culpa por parte do segurado, nos casos dos acordos de leniência reside uma maior complexidade na determinação de cobertura.

O mercado de D&O no Brasil claramente evoluiu muito na última década e já se mostra capaz de prover aos seus clientes boas soluções para os diversos riscos que os empresários e executivos brasileiros se deparam nos dias de hoje. Contudo, ainda estamos longe de representantes mais maduros, como os Estados Unidos, Inglaterra e outros países europeus. É importante ter isso bem claro para mantermos nossas mentes abertas para o aprendizado, contribuindo para o contínuo desenvolvimento deste importante mercado no Brasil.

 

 

*Por Gustavo Galrão, superintendente de Linhas Financeiras da Argo Seguros Brasil. Subsidiária do Argo Group Internacional. A Argo Seguros Brasil oferece ampla gama de seguros especiais, bens patrimoniais e responsabilidade incluindo seguro profissional, transportes, riscos de engenharia, patrimonial e seguro garantia com classificação “A” (excelente) pela A.M Best e “A-” (forte) pela Standard and Poors (S&P).

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO