Ultima atualização 04 de agosto

Liberty Seguros apoia debate com Saskia Sassen na Virada Sustentável

Socióloga vai discutir as chamadas “cidades globais”. Iniciativa da Liberty Seguros também conta com apoio do Fronteiras do Pensamento e do Itaú Cultural

Liberty Seguros apoia debate com Saskia Sassen na Virada Sustentável

A Liberty Seguros apoia o debate com a socióloga holandesa Saskia Sassen na abertura da Virada Sustentável 2015, evento que será realizado de 26 a 30 de agosto em São Paulo. A apresentação da executiva é uma iniciativa da seguradora em parceria com o Fronteiras do Pensamento e o Itaú Cultural e terá entrada franca.

“Ao longo de trinta anos, houve perda de renda de metade da população mundial e tamanha concentração no topo que simplesmente chegamos ao limite. É a explosão disso que estamos vendo agora nas nossas cidades”, afirma a socióloga, eleita uma das mais influentes pensadoras mundiais na área da sociologia urbana por suas análises sobre globalização, migração urbana e impacto das tecnologias de comunicação nas formas de governo. Sassen popularizou o termo “cidades globais” – aquelas que estão no topo da hierarquia urbana e no controle da economia e da informação mundiais, uma das ideias que darão o tom ao debate.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social do País, discutindo assuntos relevantes em consenso com o espírito da Virada Sustentável: o de pensar melhorias na qualidade de vida e alternativas para a mobilidade urbana e outros temas da sustentabilidade. Os ingressos gratuitos para o debate serão disponibilizados ao público com uma hora e meia de antecedência, diretamente no local do evento (Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Informações: 4020-2050).

O debate com Saskia Sassen e a pauta “Cidades”

Mediado pela economista Ana Carla Fonseca, assessora em economia criativa para a Organização das Nações Unidas (ONU), o debate com Saskia Sassen também vai contar com a participação do secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, doutor em estruturas ambientais urbanas pela Universidade de São Paulo (USP) e relator do Plano Diretor da cidade.

Na pauta do evento, o tema “Cidades”: Saskia Sassen entende que as “cidades globais” estão mudando a geografia do poder, com a intensificação das transações entre elas, sobretudo através dos mercados financeiros, de investimentos e de fluxos de serviços. E que, ao mesmo tempo, devem ser foco de estudos, pois são também o local onde minorias e vulneráveis encontram espaço para os seus projetos de vida. De acordo com ela, é preciso entender como as pessoas que são expulsas do interior, ou de pequenas cidades, encontram na cidade global o lugar que lhes resta para viver, mesmo que dormindo nas ruas.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO