Bento Zanzini (foto), diretor geral de Seguros de Pessoas do Grupo BB e Mapfre, foi um dos debatedores convidados pela Associação Paulista dos Técnicos de Seguros (APTS) e pela Academia Nacional de Seguros e Previdência (SPTS) para participar do workshop “Microsseguros: uma visão atualizada no Brasil e no mundo”, que reuniu profissionais de mercado no auditório do Sindseg, em São Paulo.
O evento teve como objetivo apresentar as experiências bem-sucedidas de países que comercializam microsseguros e também o atual estágio desse seguro no Brasil. Além de Zanzini, participaram do debate Adevaldo Calegari, diretor de Microsseguros da APTS e mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) e Ana Rita Petraroli, acadêmica da ANSP.
Na América Latina, o microsseguro cresceu quase 8% entre 2011 e 2013 e atingiu US$ 800 milhões em prêmios. Estas e outras considerações importantes sobre os microsseguros foram discutidas durante a 10ª Conferência Internacional de Microsseguros, realizada em novembro do último ano, na Cidade do México, e trazidas ao País neste evento.
No painel “Momento do Microsseguro no Brasil: produtos, serviços e primeiros resultados”, Zanzini apresentou as experiências específicas do Grupo e falou sobre as coberturas desenhadas sob medida a partir de pesquisas de mercado realizadas para cada canal, além da preocupação com a sustentabilidade dos projetos.
“A distribuição de produtos por diferentes canais, como bancos, lojas de varejo, empresas de utilidade pública e cooperativas, tem levado o Grupo a obter importantes sucessos no atendimento a esse segmento do mercado”, ressaltou o executivo.
L.S.
Revista Apólice