Ultima atualização 15 de maio

AxisMed reduz 88% das internações entre pacientes crônicos

Resultado foi alcançado por meio de programas que gerenciam e acompanham os beneficiários

medico_paciente 1

A AxisMed conquistou números expressivos por meio de dois programas implementados na Fundação Sistel de Seguridade Social (DF). O primeiro deles é o Viver Melhor, que promove o gerenciamento de doentes crônicos desde 2005. A ação acompanha um total de 2.489 vidas ativas, com idade média de 70 anos, e monitora doenças como hipertensão, dislipidemia, diabetes, doença arterial coronariana, depressão, síndrome metabólica, insuficiência cardíaca, asma, bronquite, enfisema pulmonar e insuficiência renal não dialítica. Constatou–se que em 80% das intercorrências (passagens pelo pronto-socorro ou internações) acompanhadas não houve necessidade de intervenção hospitalar.

Já o Programa de Acompanhamento de Pacientes Internados – Lado a Lado consiste em um acompanhamento contínuo dos beneficiários por uma equipe composta por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeuta, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Esse grupo mantém contatos telefônicos periódicos com o paciente, hospital e familiares para esclarecer dúvidas e auxiliar os assistidos no que for necessário. Esse acompanhamento vai desde o momento em que o associado é internado até depois de receber alta.

Do total de pessoas monitoradas por mais de 12 meses, 96% passaram a ter médico, 99% aderiram totalmente à medicação prescrita, 80% não entraram em intercorrência nos últimos três meses e 88% não passaram por internação nos últimos três meses. Em cinco anos, o Programa monitorou 9.243 internações e constatou uma redução de 26% das reinternações. Foram evitadas 238 internações.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice