A corretora Anhumas Seguros adquiriu 50% do capital da Tua Seguros, corretora especializada em benefícios corporativos. Com a operação, a Anhumas passa a explorar, por meio da Tua, um novo nicho: a comercialização e gestão de benefícios corporativos como planos de saúde, planos odontológicos e seguros de vida.
De acordo com o diretor de negócios da Anhumas, Paulo Henrique Pereira Júnior, a ideia é agregar os benefícios corporativos comercializados pela Tua ao atual portfólio da corretora, composto por proteções patrimoniais, de responsabilidade, financeiras, e, em menor parte, por apólices de autos e residências. “Queremos oferecer soluções customizadas em benefícios, ou seja, associadas a um pacote de serviços de consultoria que vai muito além da venda pura e simples de produtos de vida e saúde”, diz o executivo.
Assim, a Anhumas começa a oferecer serviços para auxiliar departamentos de RH a gerir melhor os recursos humanos e reduzir custos com benefícios, hoje a segunda maior despesa das empresas depois da folha de pagamento. Entre esses serviços estão o monitoramento e a inteligência sobre os sinistros, a orientação da mão de obra sobre o uso dos planos, o acompanhamento de reembolsos e processos junto às operadoras e o atendimento a funcionários nas empresas com grande número de vidas.
O diretor comercial da Tua Seguros, Eduardo Bar, afirma que a empresa já foca 80% do tempo nesses serviços de pós-venda. “Nossa equipe é composta majoritariamente por mulheres, que têm uma facilidade natural de colocar-se no lugar do cliente e imprimir um toque humanizado ao atendimento. É essa disposição de ir além da venda e oferecer meios para desafogar o trabalho do RH e auxiliar na gestão é que faz a diferença. Sabemos que onera um pouco as margens, mas gera fidelização e reconhecimento (sobre o serviço prestado)”, sustenta ele.
Diversificação
Com o aporte de capital na Tua Seguros, a Anhumas espera oferecer um portfólio mais completo. Um movimento importante nesse sentido ocorreu em 2012, quando a a empresa adquiriu 99% do capital da corretora Abaré e iniciou sua atuação no varejo, com apólices automotivas e residenciais oferecidas inicialmente aos funcionários dos clientes. “Agora, com a Tua, vamos fazer o mesmo e ampliar o leque de serviços”, diz Pereira Júnior.
A expectativa do executivo é que as proteções de autos, residências e os benefícios respondam em breve por 50% do faturamento da corretora. O restante deve continuar a ser creditado à corretagem e à consultoria de proteções industriais. Atualmente, a Anhumas transaciona prêmios anuais da ordem de R$ 100 milhões. As duas empresas atuarão com marcas independentes pelos próximos meses.
L.S.
Revista Apólice