Ultima atualização 05 de março

Garantia Judicial deve ganhar força em 2015

Evento realizado em São Paulo discute a necessidade de difundir a modalidade em execuções fiscais

O Seguro Garantia Judicial é uma modalidade que permite o pagamento de valores de penhora e depósitos em juízo, decorrentes de ações judiciais decorrentes de contratos ou lei. A pessoa jurídica se enquadra como o litigante que faz o questionamento jurídico. O segurado, por sua vez, podendo ser pessoa física ou jurídica, é quem deverá provar sua razão no tribunal.
Mesmo sendo uma alternativa possível e viável ao mercado, a aceitação desse seguro ainda é pouco abrangente no Brasil. Para discutir isso, o advogado Luiz Gustavo Bichara, discutiu, em evento realizado no último dia 26 de fevereiro, em São Paulo, reuniu-se com o Carlos Frederico, diretor executivo da Austral Seguradora e outros executivos do mercado.
Frederico, falando em nome do mercado segurador, apontou que a viabilidade da modalidade se dá principalmente por ela ser mais vantajosa que a opção da fiança bancária. “A fiança bancária é como se o banco emprestasse o dinheiro, com taxas de juros muito mais altas”, esclareceu o executivo.
Outro ponto muito ressaltado por Bichara é que a maior resistência encontrada no momento de aceitação da garantia é o fato de que o dinheiro depositado é o primeiro na lista de bens penhoráveis. Ou seja, quando há o depósito a Fazenda tem acesso direto ao dinheiro, que vai para União, para o Tesouro Nacional isso não é muito viável, já que ele perde o acesso a essa quantia.
Após as recentes regulamentações do produto, os executivos foram unânimes em afirmar a necessidade do mercado em adquiri-lo, ressaltando até mesmo que ele poderia ser utilizado em casos trabalhistas e cíveis, não apenas de execução fiscal. A expectativa é que 2015 seja um ano em que corretores, advogados e seguradoras trabalhem para tornar essa alternativa conhecida, garantindo os pagamentos e a segurança dos bens do contratante.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO