Ultima atualização 27 de agosto

SulAmérica investe R$ 13 milhões em reestruturação de governança de TI

Novo modelo permite o começo de um ciclo de projetos de maior amplitude e redefine padrões de processos e sistemas operacionais

Com o objetivo de dar início a um novo ciclo de projetos de maior magnitude e garantir que o volume de sistemas permaneça no ar após sua implementação, a SulAmérica reestruturou sua governança de TI, conjunto de competências e habilidades estratégicas responsável pelo planejamento, controle e monitoramento de todos os processos tecnológicos da organização. O investimento parcial da companhia nessa área, desde o início do ano passado, foi de R$ 13 milhões.
Para atingir os objetivos estabelecidos, a SulAmérica reforçou a equipe de TI e criou departamento designado exclusivamente à entrega de novos projetos. Há também dentro da companhia um escritório de gestão bastante atuante na administração do portfólio de produtos e serviços, e que definiu nova metodologia para atender às necessidades de gerenciamento, padronização, indicadores, formatação e profissionais que devem ser requisitados para a iniciação de cada projeto.
A SulAmérica também aprimorou a infraestrutura responsável por manter funcionando os sistemas gerais, como os portais de internet, a emissão de apólices e o pagamento de sinistros. Para otimizar e organizar todos esses processos, os colaboradores agora utilizam ferramenta de Gerenciamento do Ciclo de Vida de Desenvolvimento das Aplicações, conhecida em inglês pela sigla ALM (Aplication Lifecycle Management). Essa plataforma automatiza a coleta das necessidades do negócio para a origem de novo sistema e também dá suporte à produção e implantação do plano.
Como efeitos dessa reformulação, a companhia já consegue identificar ganhos obtidos desde que a nova governança de TI foi definida e passou a ser executada, há cerca de um ano e meio. “Já percebemos que o percentual de projetos entregues no prazo, dentro do custo de planejamento e sem comprometer a qualidade de produtos ou serviços aumentou bastante de um ano para cá. Outro benefício constatado foi a maior integração das operações da área, que fez com que colaboradores da SulAmérica e fornecedores da companhia pudessem trabalhar de forma simétrica”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação, Cristiano Barbieri.

 

K.L.
Revista Apólice

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