A Europ Assistance Brasil se prepara para utilizar drones e veículos aéreos não tripulados (VANTs) em seus atendimentos. Na primeira etapa do plano de implantação, que acontece até setembro deste ano, dois VANTs serão testados em pontos de incidência mapeados e com prestadores de serviços.
Destinado aos clientes do segmento auto, o primeiro irá analisar o potencial de monitoramento. “Quando ocorre um acidente dentro de um raio de 1 km da base de controle, por exemplo, um drone pode chegar no local do sinistro em menos de cinco minutos para registrar fotos”, explica Altivo Oliveira, COO da companhia. Já o segundo focará nos serviços de assistência residencial e fará o diagnóstico de avarias em casas. “Se uma casa teve algum dano no telhado, em apenas três minutos um VANT consegue fotografar a área e produzir um laudo para reparos, descartando a necessidade de se deslocar até o local para avaliação”, completa o executivo.
A implantação da tecnologia na operação brasileira é inédita no setor e será a primeira experiência mundial realizada pelo grupo. A expectativa da empresa é oferecer a inovação com drones e VANTS para todo o país até o próximo ano.
L.S.
Revista Apólice