Ultima atualização 10 de março

Elza Aguiar assume cargo de diretoria no Sindesp

Presidente da Marinho Despachantes é a primeira mulher a ser indicada a diretora social do sindicato

Elza Aguiar, presidente da Marinho DespachantesNa semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, um fato merece destaque: a presidente da Marinho Despachantes, Elza Aguiar, é a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria no Sindicato dos Despachantes Documentalistas do estado de São Paulo (Sindesp). A executiva, que mudou o conceito da profissão de despachante, foi convidada pelo presidente do sindicato, Francisco Castro Pereira (Paco), que atua na entidade há 14 anos.
Segundo Elza, a indicação de uma mulher para esse cargo é um fato inédito, uma vez que o mercado de despachante é um ambiente tomado por homens. “Vou trabalhar no sindicato como sempre trabalhei para defender nossa categoria, mas sempre com respeito ao mercado e um olhar justo aos colaboradores de todo o estado de São Paulo”, explicou.
A presidente começou a trabalhar com 16 anos e ingressou no despachante como recepcionista. Com o passar do tempo, a empresa que contava com apenas cinco colaboradores para atender pessoas físicas, começou a atender também pessoas jurídicas e, com a alteração do código de trânsito, passou a atender o mercado segurador e financeiro. Hoje, Elza comanda uma equipe de 200 colaboradores e ainda encontra tempo para militar em seu sindicato, além de idealizar e implementar projetos sociais na empresa. Isso porque a figura humana por trás da executiva é de uma mulher preocupada em contribuir com a sociedade onde está inserida.
“Desde muito cedo precisei lutar para vencer, não somente no campo profissional, mas na vida. Na empresa onde atuo há quase 35 anos, acredito que o que fez a diferença foi a criatividade e visão de mercado, pois sempre busquei novos nichos”, conta a nova diretora social do Sindesp.
Formada em Administração de Empresas e em Direito, com pós-graduação em Marketing, hoje a empresária concentra esforços em ensinar o que aprendeu. Em 2005, Elza implantou o programa Educa Doc, que incentiva a inclusão social por meio da capacitação profissional. Trata-se de um programa que oferece oportunidade de primeiro emprego e de recolocação no mercado de trabalho.
“O Educa Doc surgiu com a necessidade que tínhamos de reciclar e aperfeiçoar os conhecimentos dentro da empresa. Como não existem cursos de especialização na nossa área de atuação, percebemos que ao oferecer treinamento, estaríamos também formando bons profissionais e isso colaborou para melhorar a imagem do segmento em que atuamos. O projeto deu tão certo que hoje estamos expandindo-o para atender também os profissionais do mercado de seguros”, comemora Elza.
Sempre bastante motivada, a presidente da Marinho Despachantes recebeu em 2012 o “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios” e representou o estado de São Paulo na Etapa Nacional, em Brasília.  “Só de chegar na etapa final eu já estava me sentindo uma vencedora, o fato de ganhar me deixou ainda mais feliz e motivada, acreditando mais do que nunca que é possível obter sucesso com uma receita bem simples: ousadia, determinação e amor pelo que fazemos”, define.

T. C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice