
A partir de amanhã, quarta-feira, a Itaú Seguros inicia uma campanha de mídia para conscientizar o público em relação à necessidade de proteção da vida e do patrimônio. O mote da campanha, “Proteja o que realmente importa para você”, poderá ser visto em diferentes mídias, como televisão, internet, elemídia, mídia externa (relógios de rua) e rádio.
Com este novo investimento em mídia, a Itaú pretende ampliar a penetração dos produtos de seguros em relação aos clientes do banco, índice que hoje está na casa dos 25%. De acordo com Fernando Teles, diretor da área de seguros do Itaú Unibanco, existe a possibilidade de crescer 40% esta participação, com produtos de proteção à vida, ao crédito, residência, viagem e capitalização, por exemplo.
Teles esclareceu que a criação desta plataforma de comunicação com o consumidor, com o intuito de incrementar as vendas de seguros, em nada fere a joint venture com a Porto Seguro. “Os produtos geridos pela parceria com a Porto (automóvel e residência) continuam a ser comercializados normalmente para os nossos clientes nas agências bancárias e via corretores de seguros. Nas agências oferecemos as três marcas para o seguro de automóvel (Porto Seguro, Azul e Itaú). A nossa distribuição via canais como agências bancárias e cartões de crédito, por exemplo, não conflitam com os corretores de seguros”, garantiu Teles.
Com este novo posicionamento, a Itaú pretende ampliar a participação de seguros nos resultados do grupo, que hoje está em 13%. O crescimento do setor de seguros do Itaú deve acompanhar os índices do mercado, entre 15% e 17%.
A Itaú Unibanco conta com 40 milhões de itens em sua carteira de seguros, entre todos os produtos disponíveis. São comercializados cerca de 2,5 milhões de novos itens mensalmente. O grande desafio, segundo Alexandre Aires, superintendente de marketing e negócios, é mostrar ao cliente que o seguro faz parte do seu planejamento financeiro. “Estamos preocupados em ser um player que irá explicar melhor o produto e ter a responsabilidade e obrigação de ser esclarecedor”. Esta conduta vai ao encontro da política do banco de ser uma entidade socialmente responsável, que investe na informação e bem-estar do cidadão.
A campanha seguirá até o dia 19 de março e focará também a comercialização de produtos via cartão de crédito, que já representam 20% das vendas da seguradora. “O potencial deste canal é imenso e há espaço para dobrar esta participação, fazendo a oferta do produto correto no momento adequado”, informou Teles.
Os executivos garantiram que esta plataforma de comunicação será um marco para a empresa, que está disposta a ouvir o cliente e desenvolver produtos com a cara do consumidor. “Vamos adequar produtos e canais para atender as necessidades do consumidor”, concluiu Teles.
Loja de Seguros
A partir do próximo mês, a Itaú irá lançar a Loja de Seguros, uma experiência de venda de seguro online. Os primeiros produtos a serem comercializados serão Vida e Acidentes Pessoais. A Loja, que será operada por uma corretora, é uma primeira experiência para verificar como o consumidor se relaciona com o conceito de seguro virtual.
Kelly Lubiato
Revista Apólice