Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência a pedido da Icatu Seguros aponta que somente 5% dos brasileiros contrataram voluntariamente um seguro de vida. Já 7% possuem seguro de vida pago pela empresa em que trabalham. Foram ouvidas 2002 pessoas em todas as regiões do Brasil no primeiro semestre de 2013. Em relação à classe econômica, a classe A/B é a que mais contratou o seguro de vida por conta própria, 10%. Já a classe C representou 3%, percentual ainda pequeno, mas com grande potencial de crescimento devido a sua expansão e aumento do poder de compra.
O intuito da pesquisa era levantar a penetração de diversos tipos de seguro na população, identificar as principais demandas dos consumidores e o que poderia ser agregado ao produto para torná-lo mais atrativo.
Segundo Aura Rebelo diretora de Produtos de Marketing da Icatu Seguros, os números reforçam o desafio e a urgência da necessidade de conscientização individual dessa proteção. “A maioria das pessoas possuem o seguro como benefício oferecido pelas empresas compulsoriamente. O que ocorre é que muitas vezes o seguro de vida em grupo oferecido é insuficiente para cobrir a real necessidade de proteção do segurado e da sua família” – afirma.
O maior interesse dos entrevistados é por produtos que agreguem sorteios de prêmios em dinheiro, seguido de pacote de assistências e doações para instituições de caridade. Homens e mulheres foram questionados sobre o interesse em contratar um seguro de vida para caso de doenças graves. Os itens infarto e câncer feminino foram os que mais despertaram atenção, respectivamente.
“Essas tendências nos apontam para o desenvolvimento de uma série de novos produtos, assistências e coberturas. Algumas delas já estão disponíveis e outras lançaremos em breve” – afirma Aura.
Veja quem contrata o seguro de vida voluntariamente:
Por sexo:
Homens – 5%
Mulheres – 4%
Por regiões:
Nordeste – 2%
Norte/Centro Oeste – 2%
Sudeste – 6%
Sul – 6%
Por classe econômica
Classe A/B – 10%
Classe C – 3%
Classe D/E – 1%
A.C.
Revista Apólice