A Amil Dental lança o Contrato Transparente, documento que irá simplificar a leitura dos contratos de adesão, apresentando de forma objetiva ao interessado os benefícios que o plano oferece além dos procedimentos que não estão inclusos. Com a novidade, que será colocada em prática em abril, a informação sobre o plano adquirido será transmitida de forma mais fácil, e as pessoas terão melhores condições de avaliar qual plano atende as suas necessidades. O Amil Dental 200 será o primeiro a contar com a novidade, o plano oferece o Rol de Procedimentos e Serviços em Saúde determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), além de mais 93 procedimentos.
O objetivo é que a novidade funcione como um facilitador para quem busca comprar um plano, sendo uma ferramenta que ajude na comparação entre produtos diferentes. Junto com o contrato tradicional, a pessoa receberá o Contrato Transparente, que consiste na apresentação dos serviços oferecidos pelo plano, sem o uso de jargões jurídicos. Ratificando, assim, o dever de informar de maneira geral, e de enfatizar as restrições de seu produto – conforme determina o art. 54 do Código de Defesa do Consumidor.
“É um papel onde a pessoa visualizará todos os serviços que ela terá à disposição. É algo simples, mas extremamente útil. Uma tabela onde a cada item que estiver assinalado a pessoa terá certeza de que o plano cobre aquele procedimento. O que não estiver marcado indica que não é oferecido pelo plano”, explica o diretor da Amil Dental, Alfieri Virgilio Casalecchi.
Idealizado pelo jornalista Leonardo Martins de Araújo, especialista em Informação em Ciência e Tecnologia (C&T) em Saúde e que desenvolveu um estudo de um novo paradigma de contrato, o Contrato Transparente também ajudará no trabalho dos corretores de seguros, que terão um conteúdo diferenciado e com uma linguagem mais simples, o que facilitará no diálogo com os clientes.
A.C.
Revista Apólice