O atleta Carlos Antônio dos Santos chegou em primeiro lugar na prova de 6 km disputada de domingo (7/4), na Avenida Esmeralda. Natural de Marília, sua vitória foi muito aplaudida. Nos últimos 600 metros, ele ultrapassou o queniano Kiprotich Kemboi, segundo colocado, com quem disputou a liderança em quase todo o percurso.
“Foi uma das provas mais difíceis do Circuito. Todos os atletas tinham condição de chegar em primeiro lugar, por isso estou muito feliz com o resultado, ainda mais por ser em Marília”, afirmou Santos. No pelotão feminino, a vitória foi da tanzaniana Failuna Matanga. “É minha primeira vez, e achei uma prova muito boa, foi tranquila”, disse a primeira colocada, líder em praticamente todo o percurso.
Tatiele Roberta de Carvalho, de Limeira (SP), marcou, como no ano passado, sua posição no segundo lugar do pódio de Marília. “Foi minha primeira corrida este ano e estou satisfeita com a colocação, até porque competi com muitas atletas de ponta.”
Ao todo, 1,5 mil pessoas participaram da prova que abriu a temporada 2013 do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. O primeiro evento do ano é sempre realizado em Marília, cidade em que o Banco Bradesco foi fundado.
Por volta das 9 horas, foi dada a largada da caminhada, com 3 km de distância, modalidade que reuniu também 1,5 mil inscritos. Realizado desde 2007, o Circuito da Longevidade tem como proposta incentivar a prática diária de alguma atividade física, em busca de uma longevidade com saúde. Desde o início, incluindo Marília, 226 mil pessoas já participaram das provas.
Homenagem aos longevos
Aos 82 anos, o corredor Messias Ribeiro da Silva foi o atleta mais longevo. Ele pratica o esporte há 15 anos. Entre as mulheres, quem recebeu o troféu longevidade foi Antônia de Oliveira, de 72 anos. Ela começou a treinar há pouco tempo e esta foi sua primeira prova.
Entre os caminhantes, o destaque foram Agenor Estevanato, de 91 anos, e Maria Valdeci de Almeida, de 89 anos. Valor igual ao arrecadado com as inscrições foi revertido às obras do Fundo Social de Solidariedade do município de Marília. No palco, apresentaram-se para o público crianças e adolescentes que integram o Projeto Guri, organização que promove a inclusão social com uma série de atividades.
Alunos do Centro de Treinamento de Lutas de Marília fizeram apresentações de taekwondo e muay thai. E, finalizando o evento, foi a vez do Grupo de Capoeira Marília Brasil mostrar o seu talento.
A.C.
Revista Apólice