Seis seguradoras do Grupo Segurador BB e Mapfre obtiveram aval da Susep – autarquia que regula e fiscaliza o setor de seguros – a operar microsseguros em todo o território nacional. Mapfre Seguros Gerais, Companhia de Seguros Aliança do Brasil, Mapfre Affinity Seguradora, Vida Seguradora S.A e a Mapfre Vida S.A podem, agora, captar microsseguros de pessoas nacionalmente.
Por sua vez, Aliança do Brasil Seguros S.A também está habilitada a operar microsseguros de danos e de pessoas em todo o território nacional. O Grupo BB e Mapfre é o primeiro a receber a autorização e principal player a atuar neste segmento.
Com base em bem-sucedidas experiências com produtos, o Grupo levou aos moradores do Complexo do Alemão (uma população estimada em 650 mil pessoas), no Rio de Janeiro, um projeto piloto com características de microsseguros, no final de setembro de 2012. O seguro familiar Mapfre Decessos Você Tranquilo garante um valor segurado de R$ 2.500 para a realização de um funeral digno para qualquer membro da família do segurado, além de 12 cestas básicas no valor de R$ 100 e assistência psicológica aos familiares.
“A mudança no painel demográfico do Brasil está impulsionando a demanda pelo desenvolvimento do microsseguro, considerado parte da Política de Microfinanças do Governo Brasileiro e um valioso instrumento de redução da vulnerabilidade a que estão expostas as populações mais pobres. Nosso produto leva proteção a quem o acesso aos serviços financeiros – entre os quais se incluem os seguros – é visto como conquista de cidadania”, explica Bento Zanzini, diretor geral de Seguros de Vida do Grupo Segurador BB e Mapfre.
Estão no foco do Grupo os seguros populares de Pessoas, Agrícola, Danos e outras modalidades, voltadas não somente às populações urbanas, como também a pequenos produtores rurais. A distribuição dos produtos continuará focada na estratégia multicanal, que prevê a distribuição dos produtos via corretores, rede bancária e parcerias com redes de correspondentes, que alcançam mais de 25 mil pontos de distribuição em todo país.
“Os nossos produtos de microsseguros estão sendo preparados para ser lançados. Temos mais de 30 produtos em nosso portfólio que têm como foco as classes populares e um dos nossos projetos para democratização de seguros foi selecionado pela Fides (Federação Interamericana de Seguradoras) e será subvencionado pela Federação. A estratégia do projeto contempla pesquisa de campo, desenvolvimento e aplicação de seguros para atender às necessidades das classes D e E”, ressalta Maurício Galian, diretor geral de Produtos Massificados do BB e Mapfre.
MSC Cruzeiros e Europ Assistance anunciam novo seguro viagem
Já estão disponíveis dois produtos, sendo um para cruzeiros pela América do Sul e outro para cruzeiros internacionais, com dois...