A Porto Seguro Conecta, sociedade entre a Porto Seguro e a Datora Telecom, iniciou as suas operações como a primeira MVNO do país, em junho, com a instalação de dois mil chips próprios em veículos que contam com o serviço de rastreamento da Porto Seguro. A meta da Porto Seguro Conecta é que toda a frota rastreada, com cerca de 450 mil veículos, tenha os seus chips trocados por SIM Cards da operadora móvel virtual até 2014.
“O rastreamento de veículos é o primeiro serviço da MVNO disponível ao mercado. Na prática, a Porto Seguro é o primeiro cliente da Porto Seguro Conecta”, afirma Italo Flammia, diretor da Porto Seguro Conecta. “O nosso objetivo é oferecer um serviço diferenciado de telefonia móvel, com excelência em atendimento ao cliente, além de otimizar a gestão interna dos custos com telefonia. Inicialmente, a operadora atuará em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas expandirá a sua capacidade para todo o Brasil. Em cinco anos, devemos alcançar um milhão de assinantes entre M2M e serviços de telefonia móvel”, explica.
A Datora Telecom vê o início das operações da MVNO como um marco para o país. “É uma grande realização para todos os envolvidos e para o Brasil o início das operações da Porto Seguro Conecta. Estamos democratizando o mercado, oferecendo novas opções de produtos e serviços de telefonia móvel, que são flexíveis e customizáveis”, afirma Wilson Otero, CEO da Datora Telecom.
Primeira empresa de telefonia celular do país a ter um acordo com uma operadora móvel virtual, a TIM é a fornecedora da infraestrutura de rede e o acordo abrange sua utilização em todos os estados do país. “A iniciativa reforça o caráter inovador e pioneiro da TIM que, desde o início dos estudos sobre a viabilidade de MVNOs no Brasil, acompanha e avalia as oportunidades de negócios que surgem com esse novo modelo. Estamos empenhados em fazer desta parceria um caso de sucesso de MVNO no Brasil”, diz Eduardo Resende, gerente de parcerias estratégicas da TIM.
A próxima fase da MVNO, cuja plataforma já está operando, será o lançamento de produtos e planos de serviço de voz e dados. A operadora pretende oferecer serviços diferenciados de M2M e de telefonia móvel a clientes, corretores e funcionários da seguradora.
G.F.
Revista Apólice