Ultima atualização 20 de julho

Prosegur patrocina livro sobre Jogos Olímpicos

Obra é escrita por Guilherme Aragão

A Prosegur, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, está patrocinando a edição do livro “A Conquista do Pódio, o Brasil nos Jogos Olímpicos”, escrito por Guilherme Aragão. Com 199 páginas o livro tem fotos históricas, cedidas em sua maioria pelo Comitê Olímpico Brasileiro, e relembra as 91 vezes em que atletas brasileiros subiram aos pódios.

A empresa aposta nos valores esportivos nacionais para servir de exemplo aos novos atletas que irão representar o Brasil em Londres. “É um bom momento para os esportistas relembrarem dos que já passaram por situações semelhantes em Jogos Olímpicos e fazer um retrospecto da trajetória de cada atleta e as superações que tiveram que ultrapassar para estar nos representando”, afirma Alberto Minazzoli, diretor geral da Prosegur.

Histórias pitorescas permeiam as páginas do livro como a primeira medalha de ouro, em agosto de 1920, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, que marcaram a estreia do Brasil nas Olimpíadas. Com 274 pontos, Guilherme Paraense venceu a prova de pistola de tiro rápido, distância de 30 metros, seguido muito de perto pelo norte-americano Raymond Bracken. A maior ironia é que a arma utilizada pelo brasileiro foi doada pela equipe concorrente.

Outro caso é a participação da primeira mulher sul-americana em uma Olimpíada. Em 1932, a delegação brasileira nos Jogos de Los Angeles foi marcada pela participação da atleta Maria Lenk, nadadora que, aos 17 anos, competiu em provas de 100 metros livre e 200 metros peito. Embora não tenha colecionado medalhas nas duas Olimpíadas em que participou, é a única brasileira a ser homenageada pela Swimming Hall of Fame, nos Estados Unidos, pela sua contribuição ao esporte.

O livro relembra outras histórias que marcaram a participação do país nos sucessivos Jogos Olímpicos, algumas delas felizes, como a primeira medalha de ouro no vôlei feminino em Pequim 2008 e outras dramáticas, como o acontecido com Vanderlei Lima, em Atenas 2004, quando liderava a maratona e foi empurrado por um torcedor ficando com o terceiro lugar.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO