Ultima atualização 15 de junho

Diretor da WorldCare Brasil fala sobre Segunda Opinião Médica

Entrevista foi concedida ontem ao Jornal das Dez, da GloboNews

O Dr. Ricardo Nabuco foi o entrevistado de ontem (14) do Jornal das Dez da manhã, da GloboNews. Ele falou sobre a Segunda Opinião Médica, serviço oferecido pela WorldCare Brasil.

É cada vez maior o número de médicos e hospitais brasileiros recuperando uma antiga e saudável prática: a da troca de experiências. A conversa nos corredores dos hospitais sempre ajudou a aprimorar diagnósticos e vencer doenças, mas, o que ocorre agora, é que estas consultas estão se organizando. Empresas e grupos de médicos no Brasil e no mundo, especialistas em suas áreas, estão se profissionalizando para oferecer a excelência da Segundo Opinião Médica (SOM). O objetivo é facilitar o trabalho clínico e a vida dos pacientes. Com a SOM, não é necessário mais viajar para os EUA e para a Europa para que os maiores especialistas do mundo avaliem exames e laudos e forneçam uma segunda opinião.

O compartilhamento de informações reduz também a necessidade de cirurgias. O uso da Segunda Opinião Médica por 1.443 pacientes da Elizabeth Wende Breast Clinic, o maior centro de diagnóstico de câncer de mama dos EUA, recomendou a troca de 73% das 1.053 cirurgias previstas por métodos não invasivos, significando uma economia de US$ 984 mil. Em uma pesquisa realizada por telefone pela National Patient Safety Foundation, 42% dos pacientes disseram já terem sofrido com erro médico, e 40% desses por falha no diagnóstico ou no tratamento. Nos EUA, o custo anual com procedimentos médicos desnecessários chega a US$ 122 bilhões.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice