Ultima atualização 14 de maio

Mercado de saúde cresce 4% em número de beneficiários

Segundo dados da ANS, saldo é positivo, apesar de inferior ao observado entre dezembro de 2009 e 2010 (8,5%)

O setor de saúde suplementar teve um crescimento de 4,2% no número de beneficiários de assistência médica e 11,7% de receita, conforme apontam dados referentes a março de 2012, publicados na última edição do Caderno de Informação da Saúde Suplementar da ANS. Os dados são referentes a dezembro de 2011, quando o setor contava com 47,6 milhões de usuários de assistência médica. Em dezembro de 2010, o número total de beneficiários cadastrados superava os 45 milhões.

Apesar de positivo, o número é inferior ao observado entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010 (8,5%). O crescimento de 1,04% no trimestre, entretanto, demonstra uma recuperação do crescimento do mercado, que apresentava reduzidas taxas desde o primeiro trimestre.

Com relação aos planos exclusivamente odontológicos, os 16,8 milhões verificados em dezembro representam um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior e muito próximo dos 15,6% de um ano antes, evidenciando o aquecimento do setor.

Entre os planos de assistência médica, o crescimento tem sido sustentado pelos planos coletivos empresariais, com variação de 8,2% no ano, contra 1,9% dos planos individuais. Já entre os planos exclusivamente odontológicos, o crescimento dos individuais foi maior no último ano, mas a tendência parece ser de equilíbrio ao longo do tempo.

O comportamento retraído do mercado se refletiu no registro de novas operadoras. Enquanto o número de novos registros de operadoras médico-hospitalares (aquelas que comercializam planos de assistência médica e/ou odontológicos) reduziu-se de 57 para 40 entre 2010 e 2011, o de operadoras

odontológicas (que comercializam apenas planos exclusivamente odontológicos) dobrou, passando de 8 para 16. Nos dois últimos anos, mais de 50% dos novos registros foram na modalidade “administradora de benefícios” Em dezembro de 2011, o mercado contava com 1.608 operadoras, sendo que 1.386 tinham beneficiários ativos.

O Caderno de Informação da Saúde Suplementar pode ser conferido, na íntegra, no link http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/Caderno_informacao_saude_suplementar/2012_mes03_caderno_informacao.pdf.

 

Jamille Niero

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock