A Tempo Assist finalizou 2011 com lucro líquido de R$ 32,1 milhões, valor 12,5% maior do que o registrado em 2010.
Dentre as razões que justificam o crescimento da companhia estão o aumento do número de itens segurados no segmento de Assistências, expansão do número de beneficiários da Seguradora Saúde, crescimento orgânico dos negócios, a chegada do CEO, Marcos Couto e a captura de sinergias de todas as empresas adquiridas pela Tempo Assist nos últimos anos.
A companhia vê sua receita líquida atingir a marca de R$ 1,03 bilhão no ano, um ganho de 9,2% na comparação com 2010. A Tempo Assist propõe distribuição recorde de recursos a seus acionistas, no montante de R$ 75 milhões.
“As ações tomadas ao longo do ano, como o fechamento de novos contratos, os ganhos com a eficiência de gestão e a estratégia de expansão geográfica terão reflexo importante para a Tempo Assist em 2012. Nossa expectativa é extremamente positiva e seguiremos ainda mais dedicados à conquista de resultados expressivos para a Companhia”, afirma Marcos Couto, CEO da Tempo Assist.
Em 2011, a unidade Serviços de Saúde apresentou crescimento de 15,8% no lucro bruto e de 2,5% na receita líquida em relação a 2010, que alcançaram R$ 102,4 milhões e R$ 451,2 milhões, respectivamente. O aumento do volume de repasse dos custos médicos e consequente elevação do fee no serviço de aluguel de rede foram os principais responsáveis pelo resultado.
As perspectivas para 2012 são positivas, tendo-se em vista a efetivação do contrato com a Caixa Seguradora Saúde, que já está implantado e em operação desde o início de 2012. “Há um enorme potencial de crescimento nessa recém-criada seguradora“, afirma Couto. “Além disso, o contrato com a Universidade de São Paulo, firmado ao final de 2011, estará 100% ativo até abril deste ano”, completa o executivo.
A unidade Seguradora Saúde registrou receita líquida 43,3% superior à contabilizada em 2010, com R$ 275,8 milhões. Na comparação com o 4T10, o aumento foi de 10,1% e, em relação ao trimestre imediatamente anterior, a variação foi de 1,9%. O fortalecimento da marca Tempo Saúde Seguradora junto a parceiros e clientes, apoiado pela campanha de incentivos a vendas, foram fatores que contribuíram para o resultado positivo.
O segmento apresenta crescimento sustentável desde a aquisição da Unibanco Saúde, no segundo trimestre de 2010. À época, a empresa adquirida atendia 74,5 mil beneficiários. Ao final de 2011, a Tempo Saúde Seguradora contabilizou 90,8 mil apólices contratadas, um aumento de 21,9% sobre o período mencionado.
As expectativas para os negócios deste segmento da empresa permanecem otimistas, visto que a sua expansão geográfica, iniciada em 2011, continuará ao longo de 2012, com a inauguração de mais 6 filiais em regiões estratégicas do Brasil, que servirão de bases comerciais e reforçarão a venda de seguro saúde e planos odontológicos ofertados pela companhia.
A receita líquida da divisão de planos odontológicos da Tempo Assist encerrou o trimestre em R$18,3 milhões, apresentando aumento de 14,4% em relação ao 3T11. A forte atuação comercial, tanto no canal de vendas corporativo quanto no massificado (affinity), além das melhorias derivadas da nova gestão da unidade justificam a variação positiva no período.
A unidade encerrou o período de forma positiva, com a conclusão da migração de todos os seus sistemas em uma plataforma operacional única e proprietária, o que resulta em ganhos significativos de agilidade e padronização de processos para clientes, beneficiários, corretores e prestadores de serviço.
A unidade de Assistências finalizou 2011 com um crescimento de 52,2% nos itens segurados, chegando a 24,8 milhões e receita líquida de R$ 263,5 milhões, valor 16,2% acima do registrado em 2010.
O desempenho positivo da receita líquida deste segmento deve-se, principalmente, às renegociações contratuais recentes com os principais clientes da unidade de negócios, ao seu crescimento orgânico e à conquista de um novo contrato, desta vez com CAIXA Seguros, que trouxe 8 milhões de itens nos segmentos residencial e pessoal.
Outro destaque para o segmento Assistência, no período, foi a conquista do contrato com a General Motors do Brasil (GM). Em vigor desde fevereiro de 2012, a unidade já presta assistência a mais de 650 mil veículos da montadora.
Revista Apólice área de seguros no Brasil
G.F.
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