Ultima atualização 26 de janeiro

Incubaseg apresenta perfil dos projetos selecionados

A Incubaseg, incubadora/laboratório de ideias que conta com apoio de algumas das principais seguradoras brasileiras, selecionou 14 projetos de um total de 41 inscritos.
Desse total, 07 (50%) vieram de São Paulo e 03 (21%), do Rio de Janeiro. Os demais projetos selecionados foram apresentados por profissionais da Bahia, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, com uma inscrição cada (7%).
Chamou a atenção o fato de profissionais de praticamente todas as regiões do país terem enviado projetos. Além dos estados já citados, a Incubaseg recebeu inscrições de Minas Gerais.
Outro dado é que 93% dos inscritos selecionados são homens e apenas 7%, mulheres. No que diz respeito à atividade profissional, 93% são corretores de seguros.
A maior parte dos projetos aprovados – 11 – foi apresentada por pessoas com idade variando de 32 a 50 anos, faixa denominada de “Geração X”. Outros 03 são da geração “Baby Boomers”, nascidos entre 1945 e 1960.
O nível de escolaridade dos empreendedores também é alto. Do total, 42,86% dos participantes têm pós-graduação, 28,57% concluíram um curso superior e outros 28,57% entraram para uma universidade ou faculdade, mas não completaram o curso.
O nível de maturidade dos projetos inscritos também é relevante, sendo que 21,42% podem ser considerados “apenas uma ideia”; 35,71 % são pré projetos; e 42,87 %, projetos prontos.
No que diz respeito à classificação das ideias, 14,28 % voltadas para o mercado de seguros; 50% para serviços; e 35,72% para o desenvolvimento de produtos.
O equivalente a 71,43% dos participantes não têm recursos para investimento e outros 28,57% asseguram contar com os recursos próprios para alavancar suas ideias.
Com relação à disponibilidade para participar do desenvolvimento da ideia, 28,58% se colocaram à disposição para atuar em tempo integral e 57,14 %, uma vez por semana, além de 14,28% que optaram por “outras formas de participação”.
Os participantes selecionados com ideias para o desenvolvimento de produtos são Arnuss M. Wittiz Jr (Rio de Janeiro), Alexandre Pereira (São Paulo), Ricardo Padilha (Porto Alegre), Vera Lucia Britto (Rio de Janeiro), Silvio Rodrigues Machado Junior (São Paulo) e Antônio Carlos Santos (Goiás).
Os projetos selecionados para serviços são de autoria de Orlando Mello (São Paulo), Sergio Habibe Costa (Distrito Federal), Jose César Caiafa Jr (São Paulo), Daniel Esteban Teno Chioccarelo (São Paulo), Alexandre Borin Cardoso (São Paulo), Luciano Vilarinho (São Paulo), Iuri Vieira (Bahia) e Paulo Fialdini (Rio de Janeiro).
O idealizador da Incubaseg, Carlos Alberto de Oliveira, explica que a inovação proposta pela incubadora vai além da pesquisa e desenvolvimento de produtos, atualmente fechados entre quatro paredes. “A criatividade e a inovação são fundamentais para o sucesso em um mercado complexo e ainda com grande potencial de crescimento como o do Brasil”, afirma Oliveira.
Ele acrescenta que a necessidade de inovação é ainda mais estimulada pela concorrência, aliadas as novas exigências dos consumidores, comoditização de produtos de seguro, e a possibilidade de utilizar novas tecnologias como mídia móvel e social. “Isso também requer um equilíbrio entre as oportunidades e os riscos esperados”, observa.
Para Carlos Alberto de Oliveira, o resultado da quantidade de inscrições sinaliza que esses profissionais estão cada vez mais dispostos a participar e abrir os seus processos de inovação e de colaboração a um parceiro externo que garanta segurança e confidencialidade.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice