A Tracker do Brasil acaba de disponibilizar a primeira fase do produto para monitoramento e gerenciamento de veículos e frotas do mercado. O Tracker Log é o resultado de uma parceria inédita entre as empresas Continental e Magneti Marelli (hardware); Gemalto (SIM Card); Accenture (software) e Tracker (radiofrequência).
O produto atende as necessidades dos transportadores, embarcadores e gerenciadoras de risco, até frotas de automóveis que prestam serviços nos mais variados mercados, como táxis, transporte urbano, carros de prestadores de serviços em geral e etc. “Disponibilizamos para o mercado um produto que possibilita monitorar e gerenciar todo o eco-sistema de transporte e logística em 360°. Isso quer dizer que todo o processo de monitoramento e gerenciamento envolve não somente a carga e o casco, como também o motorista e o Plano de Gerenciamento Logístico – PGR”, explica o vice-presidente da Tracker do Brasil, Diego Insignares.
Na parte de hardware, as principais novidades do Tracker Log são o acelerômetro – que mapeia todos os movimentos de aceleração e frenagem brusca e, portanto, auxilia na coleta de informações relevantes sobre os fatos que antecederam um determinado acidente (informações para tomada de decisões das seguradoras, por exemplo) -, antena interna, bateria back-up e o cartão SIM – resistente a temperaturas altas, umidade, trepidações e poeira. Além de contar com exigências de qualidade do mercado automotivo, já que é concebido por parceiros que conhecem e cumprem com os padrões da indústria automobilística.
O Tracker Log é gerido pelo software da Accenture (plataforma AMOS). Possui alerta via e-mail e SMS; integração para Smartphone (Android, Blackberry, Nokia, Iphone); agenda de manutenção (pneu e óleo); perfil de motorista; e perfil para gerenciadora de risco (cliente define quais dados a gerenciadora pode ver). Emite relatório de crash, telemetria, hábitos de condução e gerenciamento de frotas. Permite ainda a configuração de cercas, rotas, alertas e POI – Pontos de Interesse (lista completa de características abaixo).
O vice-presidente da Tracker ressalta ainda que o Tracker Log é um rastreador do mercado imune a ação dos inibidores de sinais. Isso porque, além das tecnologias GPS / GPRS ele utiliza também a tecnologia de radiofrequência que não sofre interferência de sinal. “O sistema é capaz de identificar a aproximação do jammer. A partir daí, através de um SMS, o sistema irá avisar que tem alguém tentando embaralhar o sinal GPS/GPRS e a central analisará a situação. Caso este sinal realmente venha a cair, e constatarmos que é um evento de roubo ou furto, a radiofreqüência entrará em ação”, explica Insignares. A radiofrequência também é capaz de localizar veículos em lugares fechados como túneis garagens e subsolos.
Atualmente, o Brasil possui uma frota de mais de 1,6 milhão de caminhões, segundo a Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística, e no ano passado, o prejuízo das transportadoras e seguradoras com roubo e furto passou dos R$ 280 milhões.
G.F
Revista Apólice




