Ultima atualização 15 de julho

Seguro de pessoas em expansão no Brasil

O aumento do poder de compra da população em geral no Brasil refletiu-se no mercado segurador. Uma comprovação é a expansão do segmento de seguros de pessoas, que cresceu 24,52% no acumulado dos primeiros quatro meses de 2011 em relação ao mesmo período de 2010, segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Com a migração de consumidores para faixas sócio-econômicas mais elevadas, principalmente o crescimento das faixas D e E, o acesso aos seguros de pessoas, em especial o de Acidentes Pessoais, foram os mais beneficiados.
De modo geral, a cultura do seguro de pessoas está se enraizando no sentimento de proteção do cidadão. O seguro dito de “vida” não representa mais um conceito pejorativo e rejeitado como numa realidade não muito distante. As pessoas pensam e procuram este tipo de solução para amenizar os prejuízos e o endividamento das famílias em decorrência de sinistros envolvendo seus gestores. O seguro nada mais é hoje do que a melhor forma de se socializar as perdas decorrentes dos sinistros previstos em cada modalidade de seguridade, “muitos pagam para que poucos sejam beneficiados”.
Também há de se considerar que a elevação da renda trouxe outros reflexos interessantes nos seguros, como por exemplo, o seguro viagens (preços e parcelamentos acessíveis de pacotes turísticos) e o seguro prestamista (elevação do nível de compra e de um maior poder de crédito das pessoas). Os seguros de Acidentes Pessoais e de Vida em Grupo também sofreram um impacto positivo no crescimento dos ramos em função da inserção de cláusulas securitárias nas convenções trabalhistas, dentre outras práticas.
Outros crescimentos importantes no mercado de seguros foram o de eventos e o de vida em grupo empresarial. O primeiro cobre riscos em eventos com grande concentração de público (alguns por força de lei). O segundo, adotado por políticas de Recursos Humanos das empresas, possui benefícios que compõem uma parcela de renda indireta para os empregados.

*Jorge Luiz Fett é superintendente Comercial da Confiança Seguros

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO