De janeiro a abril, um total de 3,1 toneladas de materiais como pilhas, baterias e peças substituídas de aparelhos consertados em assistências técnicas foi coletado pela Garantec, empresa do Itaú Unibanco que opera no mercado de garantia estendida, e encaminhado a reaproveitamento sustentável. Com a iniciativa, as peças que são trocadas em equipamentos de clientes da Garantec consertados no seguro de garantia estendida não vão mais para o lixo comum, sendo reaproveitadas como sucata, e a empresa colabora para diminuir o impacto ambiental indireto de sua atividade.
Dentro do programa Garantia Sustentável, iniciado em dezembro de 2009, foram instalados pontos de entrega de pequenos equipamentos eletrônicos quebrados ou sem uso, pilhas e baterias em 48 assistências técnicas afiliadas à Garantec na Grande São Paulo, interior e litoral paulista. O programa foi ampliado no final de 2010 para contemplar também as peças trocadas nos equipamentos reparados nas assistências técnicas. “Esse novo escopo era o projetado desde o início para o programa, Com a ampliação, conseguimos atuar para minimizar um impacto ambiental indireto de nossa atividade, que é a destinação das peças trocadas nos aparelhos sob a proteção do seguro de garantia estendida”, afirma André Rutowitsch, diretor da Garantec.
Entre os itens campeões de descarte estão placas eletrônicas, tubos de televisão, telas de cristal liquido, fontes, motores, compressores, portas de geladeira, transmissões de máquinas de lavar, entre outros.
“Temos que começar diminuindo o depósito nas oficinas de reparo e assistência técnicas, que cresce cada vez mais, por conta da rápida evolução dos produtos”, afima Rutowitsch. Para este ano, a empresa espera recolher mais de 10 toneladas com a expansão do programa.
A.B.
Revista Apólice
Europ Assistance acelera digitalização com foco no cliente
Empresa adota novas plataformas, atendimento híbrido e uso intensivo de dados para tornar os serviços mais acessíveis e eficientes