Ultima atualização 08 de abril

IRB-Brasil Re é autorizado a retomar processo de privatização

O Conselho Nacional de Desestatização (CND) autorizou, por meio de resolução divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 08 de abril, o IRB-Brasil Re a retomar o processo de privatização, paralisado em julho de 2000. Na publicação, são destacados os ajustes prévios para a adoção da modelagem de desestatização.
O novo gestor deste processo será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. A instituição deverá acompanhá-lo em todas as suas fases, bem como realizar procedimento licitatório, para selecionar e contratar serviços de avaliação econômico-financeira e patrimonial, de assessoria jurídica e de auditoria do processo de desestatização desde a sua retomada.
Também está prevista a abertura de capital do IRB-Brasil Re em até 5 anos contados a partir da retomara da modelagem de desestatização. Para isso, a empresa tem de apresentar ao CDN proposta de oferta de até 10% das ações representativas do capital social, que estejam sob a titularidade da União, aos empregados e aposentados da companhia. No instrumento de oferta, deverá ser prevista a recompra pelo IRB-Brasil Re das ações adquiridas pelos mesmos que desejarem vender tais ações, por preço devidamente atualizado pelo IPCA, com prêmio de até 10% ao ano para compensar a não abertura do capital, caso ela na aconteça no prazo de 5 anos, contados da data de publicação do aviso de encerramento do processo de desestatização no Diário Oficial.
Ainda, segundo a resolução, o IRB já pode alterar seu estatuto para converter a totalidade de ações preferenciais em ordinárias, aumentar a composição da sua diretoria para até nove membros e criar a referida ação de classe especial (golden share) a ser ocupada somente pela União. Além disso, a empresa também pode mudar a sua denominação ou de seu objeto social, sua logomarca, transferir o controle acionário e fazer qualquer alteração dos direitos atribuídos à ação de classe especial, sem a anuência da União.

Aline Bronzati
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock