Depois do boom de consumo da classe C, um novo grupo de consumidores está chamando a atenção de bancos e das empresas. Embora não possam gastar a vontade, os quase 45 milhões de brasileiros da classe D – cuja renda mensal varia de R$ 750 a R$ 1.120 – têm condição (e apetite) por investir uma pequena quantidade de dinheiro todo mês para ter seus desejos e necessidades atendidos. Atento a essa movimentação, o mercado segurador criou produtos específicos para atender os anseios desse público, que são bem particulares e diferentes dos interesses das classes C.
“Enquanto a classe média se preocupa com o futuro da família, no caso de alguma eventualidade, o público da classe D tem uma preocupação ainda mais legítima: garantir um enterro digno para si mesmo ou para os parentes mais próximos”, explica a diretora de vida da Caixa Seguros, Rosana Techima.
Atenta a essa demanda, a empresa criou o Seguro Amparo, produto que oferece serviço de assistência funeral ao segurado. “A partir de R$ 30 por ano, os clientes do produto têm a segurança de não precisar desembolsar nenhum centavo com o funeral. Além disso, fica livre da burocracia relacionada a esse momento que, por si só, já é tão difícil”, pondera Rosana.
Lançado em dezembro 2010, o Seguro Amparo já conta com mais de 30 mil clientes. A média de vendas foi de 200 bilhetes por dia. Além desse produto, a Caixa Seguros oferece seguros de acidentes pessoais, a partir de R$ 60 ao ano, também aderentes ao público da classe D.
J.N.
Revista Apólice